Meio Ambiente

UE vota pela proibição da venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035

Os legisladores europeus votaram para proibir a venda de novos carros e vans a diesel e gasolina na UE a partir de 2035, representando um tiro significativo no braço para as ambiciosas metas verdes da região.

Na quarta-feira (8), 339 deputados do Parlamento Europeu votaram a favor dos planos, que haviam sido propostos pela Comissão Europeia, o poder executivo da UE. Houve 249 votos contra a proposta, enquanto 24 deputados se abstiveram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Isso aproxima a União Europeia de sua meta de reduzir em 100% as emissões de carros novos de passeio e comerciais leves em 100% em 2035, em comparação com 2021. Até 2030, a meta é uma redução de emissões de 50% para vans e 55% para carros.

A Comissão disse anteriormente que os automóveis de passageiros e as carrinhas representam cerca de 12% e 2,5% das emissões totais de CO2 da UE. Os eurodeputados vão agora realizar negociações sobre os planos com os 27 estados membros do bloco.

Enquanto isso, o Reino Unido quer interromper a venda de novos carros e vans a diesel e gasolina até 2030. Exigirá, a partir de 2035, que todos os carros e vans novos tenham zero emissões de escapamento. O Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro de 2020.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A UE disse que quer ser neutra em carbono até 2050. A médio prazo, quer que as emissões líquidas de gases de efeito estufa sejam cortadas em pelo menos 55% até 2030, o que a UE chama de seu plano “Fit for 55”.

A realização deste plano não foi fácil. A notícia sobre carros e vans veio depois que os eurodeputados rejeitaram uma revisão do Sistema de Comércio de Emissões da UE, ou ETS.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um comunicado à imprensa na quinta-feira (8), o Parlamento Europeu disse que três projetos de lei no pacote Fit for 55 estavam agora “em espera, aguardando acordo político”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile