sexta-feira, 14 de maio de 2021

HIV é usado para curar crianças com ‘doença da bolha’

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

BBC — Cientistas americanos afirmam ter usado o vírus do HIV, causador da Aids, em uma terapia genética que curou oito crianças com imunodeficiência combinada grave (SCID, na sigla em inglês), também conhecida como síndrome da bolha.

Os bebês, que nasceram com pouca ou nenhuma proteção imunológica, agora apresentam sistemas imunológicos totalmente funcionais. Os resultados da pesquisa, desenvolvida nos EUA, foram publicados na revista científica New England Journal of Medicine.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

As crianças que apresentam este distúrbio precisam viver em ambientes completamente esterilizados para se proteger de infecções – e, sem tratamento, costumam morrer ainda bebês.

A terapia genética envolveu a coleta de células-tronco da medula óssea dos bebês e a correção do defeito genético em seu DNA logo após o nascimento. Os cientistas usaram uma versão modificada do vírus HIV, que foi usado como vetor para entrar nas células e alterar seu código genético, inserindo o gene “corrigido”. Como o vírus é geneticamente modificado, ele não é capaz de atacar o organismo. De acordo com os pesquisadores, a maioria dos bebês recebeu alta do hospital um mês depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

“Esses pacientes estão respondendo à vacinação e têm sistema imunológico capaz de produzir todas as células imunológicas que eles precisam para se proteger contra infecções enquanto exploram o mundo e levam vidas normais “, destacou Ewelina Mamcarz, autora do estudo, em comunicado divulgado pelo hospital St. Jude Children’s Hospital, no Tennessee. “Isso é inédito para pacientes com SCID-X1”, acrescentou, se referindo ao tipo mais comum da doença.

Os pacientes foram tratados no St. Jude Children’s Hospital, no Tennessee, e no Hospital Infantil da UCSF Benioff, em San Francisco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos