O presidente Jair Bolsonaro (PSL), prometeu nesta quarta-feira (31), que vai ajudar o governo paraguaio a superar a crise política provocada por um acordo assinado com o Brasil para o fornecimento de energia elétrica na Usina Itaipu.

Bolsonaro destacou o bom relacionamento que tem com o presidente Mario Abdo Benítez e prometeu “fazer justiça” no caso. Segundo o presidente, o governo brasileiro está “resolvendo” a rusga gerada pela contratação da potência da Usina de Itaipu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nosso relacionamento com o Paraguai é excepcional, excelente. E estamos dispostos a fazer justiça nesta questão de Itaipu Binacional que lá é importantíssimo para o Paraguai e muito importante para nós também”, disse.

O acerto entre os dois países aconteceu em maio e colocou o Abdo, que é aliado de Bolsonaro, sob risco de impeachment. “Você sabe como é que funciona, lá é muito rápido o impeachment”, avaliou Bolsonaro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A declaração do presidente é uma referência ao processo que culminou no afastamento do presidente Fernando Lugo, em 2012, e na crise política que atingiu o final do governo de Horacio Cartes, em 2017.

Questionado por jornalistas se o Brasil vai ceder em relação ao acordo para ajudar Abdo Benítez, Bolsonaro negou. “Não é questão de ceder. Qual o acordo lá atrás, não é meio a meio? A princípio é por ai. Algumas pequenas derivações, a gente acerta aí”, declarou após cerimônia para troca da guarda presidencial, no Palácio do Planalto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO