quarta-feira, 21 de abril de 2021

Talibã faz ameaça aos EUA caso tropas não saiam do Afeganistão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

MAR (ANSA) – Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizer que “acha difícil” retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão até o dia 1º de maio, o grupo Talibã fez uma ameaça ao governo para cumprir o prazo previsto no Acordo de Doha.   

“Os norte-americanos precisam retirar suas tropas até o dia 1º de maio como previsto no Acordo de Doha. Se não o fizerem, por qualquer motivo, razão ou pretexto, precisarão responder às consequências”, disse o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Biden afirmou, em entrevista ao canal “ABC News”, que seu governo está revisando o acordo firmado pelo ex-presidente Donald Trump com os extremistas do Talibã em fevereiro do ano passado. 

“Eu estou no processo de tomar uma decisão agora sobre como eles vão sair. O fato é que não foi uma negociação sólida para o acordo que o presidente, o ex-presidente, finalizou. E nós estamos em consulta com nossos aliados bem como o governo e essa decisão será tomada. Está em processo agora”, ressaltou.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Ao ser questionado se a retirada das tropas ocorreria até o dia 1º de maio, o democrata afirmou que acha “difícil”, mas que “pode acontecer”. 

O Acordo de Doha tem o objetivo de encerrar o conflito no Afeganistão que já dura há quase 20 anos. Além de prever a retirada total das tropas norte-americanas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o pacto ainda fez valer um cessar-fogo e obriga o Talibã a impedir que Al Qaeda, Estado Islâmico ou outros grupos terroristas operem no território.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Trump tinha como objetivo encerrar o que chamava de “guerras eternas” dos EUA pelo mundo. Segundo dados do governo durante a assinatura do acordo, o conflito já matou mais de 160 mil pessoas. (ANSA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos