Mundo

China exclui postagens de rede social zombando da Índia após reações negativas

Uma postagem de mídia social do principal órgão de aplicação da lei da China ligando o lançamento bem-sucedido do país de um módulo no espaço com terríveis piras de cremação na Índia foi excluída depois que gerou críticas na web na China.

As fotos do lançamento do módulo Tianhe e sua queima de combustível foram comparadas com o que parecia ser uma cremação em massa ao ar livre na Índia, com a legenda “China acendendo fogo versus Índia acendendo fogo”. A postagem no sábado pela Comissão Central de Assuntos Políticos e Jurídicos do Partido Comunista em sua conta oficial do Sina Weibo foi acompanhada por uma hashtag observando que os novos casos de Covid-19 na Índia ultrapassaram os 400.000 por dia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais tarde, não foi mais encontrado. Muitos usuários da rede social chinesa expressaram choque e raiva com a insensibilidade do post.

“Esperamos que todos dêem atenção ao governo chinês e à opinião pública dominante que apoia a luta da Índia contra a epidemia”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China em resposta a um pedido de comentário. O escritório do porta-voz do ministério acrescentou que mais suprimentos continuarão a ser enviados para a Índia nos próximos dias, mostrando o apoio da China por meio de ações práticas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As contas oficiais da mídia social devem “manter bem alto a bandeira do humanitarismo neste momento, mostrar simpatia pela Índia e colocar firmemente a sociedade chinesa em um terreno moral elevado”, Hu Xijin, editor-chefe do jornal Global Times apoiado pelo Partido Comunista, escreveu no Weibo comentando sobre a postagem excluída. Hu disse que tais métodos não são uma forma apropriada para as contas oficiais de mídia social ganharem tráfego.

“Não acho que podemos esperar um esclarecimento da conta do Partido em questão, mas acho que não houve consenso sobre esta postagem, caso contrário, não teria sido removido tão rapidamente”, disse Manya Koetse, a editora-in chefe do What’s On Weibo, um site que rastreia tendências na plataforma de mídia social.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os laços entre a China e a Índia têm sido difíceis nos últimos meses. Uma disputa de fronteira que matou dezenas no ano passado e prejudicou os laços econômicos entre as duas nações alimentou o sentimento nacionalista nos dois países. As tensões permanecem apesar das conversas de alto nível em andamento, com a Índia pedindo recentemente o desligamento antecipado de todos os pontos de atrito ao longo da fronteira.

Isso não impediu o presidente Xi Jinping de enviar uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro indiano Narendra Modi na sexta-feira e oferecer assistência para ajudar o país do sul da Ásia a lidar com um aumento violento de casos Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outra postagem excluída que apareceu pela primeira vez na sexta-feira comparou a “montanha do deus do fogo” da China – o nome do complexo hospitalar de emergência construído em Wuhan – com uma foto de uma cremação em massa na Índia na conta oficial do Weibo do Ministério de Segurança Pública da China. Também foi criticado, com usuários de mídia social dizendo que era “moralmente problemático”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse na sexta-feira que a Cruz Vermelha da China, governos locais, organizações não governamentais e empresas chinesas estão “fazendo o possível para coletar os suprimentos antiepidêmicos de que a Índia precisa com urgência e entregá-los ao povo indiano O mais breve possível.” – Bloomberg

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile