Mundo

Economia da Itália cai 0,8% no primeiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística da Itália (Istat) revisou nesta terça-feira (1º) o resultado do PIB no primeiro trimestre de 2021 e disse que a economia caiu 0,8% no período, na comparação com os três meses iniciais de 2020.   

A estimativa preliminar, divulgada em 30 abril pelo mesmo Istat, apontava retração de 1,4%. Já em relação ao último trimestre do ano passado, o produto interno bruto italiano apresentou alta de 0,1%, enquanto a projeção de abril mostrava queda de 0,4%.   

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o Istat, a “moderada recuperação” da atividade produtiva no primeiro trimestre é a “síntese de um aumento no valor agregado da agricultura e da indústria e de uma contração do setor terciário, que em alguns segmentos ainda sentiu os efeitos das medidas de combate” à pandemia de Covid-19.   

Hoje em uma fase de relaxamento, a Itália conviveu com severas restrições durante o primeiro trimestre para conter o novo coronavírus, incluindo lockdown nas regiões de maior risco epidemiológico. Restaurantes e atividades culturais ficaram fechados durante praticamente todo esse período no país inteiro.   

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Istat também divulgou nesta terça-feira a taxa de desemprego provisória para o mês de abril, que ficou em 10,7%, aumento de 0,3 ponto percentual em relação a março.   

Entre os jovens de 15 a 24 anos, no entanto, o índice caiu 0,2 ponto e chegou a 33,7%. A Itália registrou no mês passado 20 mil pessoas empregadas a mais do que em março, porém na comparação com abril de 2020, quando já estava em vigor um lockdown nacional, a queda foi de 177 mil unidades.  

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já em relação a fevereiro do ano passado, último mês antes do início das primeiras medidas restritivas, o país tem quase 800 mil vagas a menos, apesar de uma lei nacional que impede demissões, a não ser por motivos de falência ou encerramento do negócio.

*Com informações de ANSA

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile