Mundo

UEFA rejeita iluminação arco-íris no estádio de Munique

 (AP) – Os clubes de futebol alemães estão se reunindo para exibir as cores do arco-íris durante a partida do país contra a Hungria no Campeonato Europeu, depois que a UEFA rejeitou o plano da cidade-sede de Munique de fazer o mesmo.

Os clubes da Bundesliga em Bremen, Frankfurt, Colônia, Wolfsburg, Augsburg e os dois em Berlim vão iluminar seus estádios durante o último jogo da fase de grupos de quarta-feira, em Munique, em resposta à decisão da UEFA de negar o pedido do conselho da cidade para ter seu estádio iluminado com as cores do arco-íris.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A UEFA, o órgão dirigente do futebol europeu que tem a palavra final como organizadora do torneio, disse em um comunicado na terça-feira que entendia a intenção por trás da proposta do conselho, mas “deve recusar este pedido” devido ao seu contexto político – “uma mensagem visando um decisão tomada pelo parlamento nacional húngaro. ”

O pedido do prefeito de Munique, Dieter Reiter, em nome do conselho deixou claro que ele queria protestar contra uma lei aprovada por legisladores húngaros na semana passada que proíbe o compartilhamento com menores de qualquer conteúdo retratando homossexualidade ou redesignação de sexo. A lei foi denunciada como discriminação anti-LGBT por grupos de direitos humanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Reiter descreveu a decisão da UEFA como “vergonhosa” e disse que foi “muito decepcionante” que a federação alemã de futebol não tenha dado mais apoio à proposta da cidade.

O porta-voz da Federação, Jens Grittner, sugeriu na segunda-feira que pode ser uma opção exibir as cores nos dias seguintes à visita à Hungria. Munique sediará uma partida das quartas de final da Euro 2020 em 2 de julho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Uma contraproposta ridícula”, disse Reiter. “Não sei qual é o objetivo desta proposta.”

Reiter disse que espera erguer bandeiras de arco-íris sobre a prefeitura e ter uma turbina eólica perto do estádio e a Torre Olímpica da cidade iluminada com as cores do arco-íris.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nós, em Munique, certamente não nos deixaremos desanimar de enviar um sinal claro à Hungria e ao mundo”, disse Reiter.

O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó, criticou a posição alemã na segunda-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Na Hungria, aprovamos uma lei para proteger as crianças húngaras e agora na Europa Ocidental eles estão reclamando disso”, disse Szijjártó em Luxemburgo. “Eles querem expressar isso incluindo a política em um evento esportivo, o que não tem nada a ver com a aprovação de leis nacionais.”

A UEFA disse acreditar “que a discriminação só pode ser combatida em estreita colaboração com outros” e propôs que Munique ilumine o estádio com as cores do arco-íris no dia 28 de junho para o Christopher Street Day ou entre 3 e 9 de julho para a semana do Christopher Street Day no cidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile