Mundo

Polônia pede dados do Vaticano em investigações de abuso sexual na Igreja

A comissão estadual da Polônia para a luta contra o abuso sexual de menores disse nesta quinta-feira (24) que pediu ao Vaticano dados sobre os abusos cometidos pelo clero na Polônia porque a igreja local não está fornecendo as informações solicitadas.

O chefe da comissão, Blazej Kmieciak, disse que cerca de 30% dos casos de abuso de menores de 15 anos que a comissão analisa dizem respeito ao clero.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse, no entanto, que apesar dos pedidos por escrito feitos no início deste ano aos líderes regionais da Igreja Católica da Polônia e de outras igrejas, apenas um tribunal episcopal disponibilizou seus arquivos à Comissão Estadual para Casos de Pedofilia.

“Não estamos recebendo nenhum documento, nenhuma informação da Conferência Episcopada da Polônia que permitiria uma análise substantiva dos casos que precisamos esclarecer”, disse Kmieciak em entrevista coletiva.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como resultado, a comissão enviou uma carta à Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano perguntando, entre outras questões, quantos casos de alegados abusos cometidos pelo clero polonês foram revisados ​​em 2000-2020, quantos terminaram em condenação e quais foram as medidas punitivas.

A porta-voz da comissão, Ivetta Bialy, disse à Associated Press que a carta foi enviada na quarta-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile