Mundo

Grandes incêndios florestais nos EUA afetam a qualidade do ar nas cidades da costa leste

 (AP) – Incêndios florestais no oeste americano, incluindo um em Oregon que é atualmente o maior dos Estados Unidos, estão criando céus nebulosos tão distantes quanto Nova York, enquanto enormes infernos expelem fumaça e cinzas no ar em colunas até 6 milhas (10 quilômetros) de altura.

Os céus da cidade de Nova York estavam nublados na terça-feira, com fortes ventos soprando fumaça para leste da Califórnia, Oregon, Montana e outros estados. O Bootleg Fire de Oregon cresceu para 616 milhas quadradas (1.595 quilômetros quadrados) – metade do tamanho de Rhode Island.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os incêndios também cresceram em ambos os lados da Sierra Nevada da Califórnia. O incêndio Dixie, que estourou perto do local do acampamento de 2018 que matou 85 pessoas na cidade de Paradise , aumentou para mais de 133 milhas quadradas (344 quilômetros quadrados), com 15% de contenção. Mais de 800 estruturas foram ameaçadas. No condado de Alpine, conhecido como Alpes da Califórnia, o incêndio Tamarack causou evacuações de várias comunidades e cresceu para 61 milhas quadradas (158 quilômetros quadrados) sem contenção.

A fumaça na costa leste dos EUA lembrava o outono passado, quando vários grandes incêndios em Oregon na pior temporada de incêndios do estado na memória recente sufocaram os céus locais com fumaça de sopa de ervilha, mas também afetaram a qualidade do ar a vários milhares de quilômetros de distância.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos vendo muitos incêndios produzindo uma quantidade enorme de fumaça e … no momento em que a fumaça chega à parte leste do país, onde geralmente é reduzida, há muita fumaça na atmosfera de todos esses incêndios que ainda é muito espesso ”, disse David Lawrence, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional. “Nos últimos dois anos, vimos esse fenômeno.”

Tony Galvez fugiu do incêndio Tamarack na Califórnia na terça-feira com sua filha no último minuto e descobriu mais tarde que sua casa havia sumido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu perdi minha vida inteira, tudo que eu já tive. As crianças são o que vai importar ”, disse ele ao receber ligações de parentes. “Eu tenho três adolescentes. Eles estão indo para casa, para uma paisagem lunar. ”

O incêndio no Oregon devastou a parte sul do estado e se expandiu em até 4 milhas (6 quilômetros) por dia, impulsionado por rajadas de vento e clima extremamente seco que transformou árvores e vegetação rasteira em uma caixa de pólvora.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As equipes de bombeiros tiveram que se retirar das chamas por 10 dias consecutivos enquanto bolas de fogo saltam de uma árvore em outra, árvores explodem, brasas voam à frente do fogo para iniciar novas chamas e, em alguns casos, o calor do inferno cria seu próprio clima de ventos inconstantes e relâmpagos secos. Nuvens monstruosas de fumaça e cinzas subiram até 6 milhas no céu e são visíveis por mais de 100 milhas aéreas.

O incêndio na Floresta Nacional Fremont-Winema se fundiu com um incêndio menor nas proximidades na terça-feira, e rompeu repetidamente um perímetro de sujeira sem árvores e retardante de fogo para impedir seu avanço.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um alerta meteorológico com bandeira vermelha indicando condições perigosas de incêndio estava em vigor na terça-feira e possivelmente por mais tempo. O fogo está 32% contido.

“Estamos nisso pelo tempo que for necessário para confinar esse monstro com segurança”, disse o comandante do incidente Rob Allen.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Pelo menos 2.000 casas foram evacuadas em algum momento durante o incêndio e outras 5.000 ameaçadas. Pelo menos 70 casas e mais de 100 edifícios externos foram incendiados. Uma densa fumaça sufoca a área onde os residentes e a vida selvagem já enfrentam meses de seca e calor extremo. Ninguém é conhecido por ter morrido.

Condições extremamente secas e ondas de calor associadas às mudanças climáticas tornaram os incêndios florestais mais difíceis de combater. A mudança climática tornou o Ocidente muito mais quente e seco nos últimos 30 anos e continuará a tornar o clima mais extremo e os incêndios florestais mais frequentes e destrutivos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na terça-feira, as autoridades fecharam temporariamente todo o acesso recreativo e público às terras administradas pelo estado no leste de Washington devido ao perigo de incêndio, começando na sexta-feira. O fechamento afetará cerca de 2.260 milhas quadradas (5.853 quilômetros quadrados) de terra.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile