Mundo

Comitê recomenda que Steve Bannon enfrente acusações de desacato

O comitê especial da Câmara dos Estados Unidos, que investiga o motim de 6 de janeiro no Capitólio dos votou na terça-feira (19) a favor de uma medida para encaminhar ao Departamento de Justiça que o ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon, seja acusado de desacato ao Congresso após se recusar a cooperar com a investigação.

A recomendação unânime do painel avançará para o plenário da Câmara para outra votação, que ocorrerá quinta-feira. Se aprovada, a medida avançará para o Departamento de Justiça, cujos funcionários tomarão a decisão final sobre a instauração de processo judicial contra Bannon. O ex-conselheiro de Trump pode enfrentar uma multa ou uma pena de prisão de até 12 meses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Sr. Bannon está sozinho em seu desafio completo à nossa intimação. Isso não é aceitável”, disse o deputado Bennie Thompson, D-Miss., O presidente do painel, em comentários antes da votação. “Ninguém neste país, não importa quão rico ou poderoso, está acima da lei.”

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os advogados de Trump instruíram os assessores a não cumprir a intimação. Bannon se recusou a comparecer ao depoimento. Os advogados de Bannon citaram a instrução de Trump e argumentaram que a tentativa do ex-presidente de citar o privilégio executivo deveria ser resolvida primeiro.

O presidente Biden recusou-se a invocar o privilégio executivo para impedir a divulgação de documentos da era Trump solicitados pelo comitê seleto. Sua decisão levou Trump a abrir um processo federal contra o comitê selecionado de 6 de janeiro e os Arquivos Nacionais nesta semana, argumentando que a investigação era uma “expedição de pesca ilegal e vexatória”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O comitê rejeitou um pedido do advogado de Bannon para atrasar uma votação sobre o relatório de desacato para permitir a consideração do processo de Trump.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile