Mundo

Em meio a preços recordes na bomba, Biden pede ao Congresso dos EUA que suspenda imposto sobre a gasolina

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quarta-feira (22) que o Congresso aprove uma suspensão de três meses do imposto federal sobre a gasolina para ajudar a combater os preços recordes nas bombas e fornecer alívio temporário para as famílias americanas neste verão.

O presidente também pediu aos estados que suspendam temporariamente os impostos estaduais sobre os combustíveis, que geralmente são mais altos do que as taxas federais, disse o funcionário, e desafiará as principais empresas de petróleo a trazer ideias sobre como recuperar a capacidade de refino ociosa quando se reunirem com seu secretário de energia mais tarde neste semana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden e seus assessores vêm discutindo a questão há meses em meio à crescente pressão para agir à medida que os preços recordes da gasolina pesam nas pesquisas do presidente e lançam uma nuvem negra sobre as chances dos democratas de manter o poder no Congresso nas eleições de novembro.

Uma suspensão do imposto federal de 18,4 centavos por galão sobre gasolina e de 24,4 centavos de imposto sobre diesel exigiria a aprovação do Congresso, provavelmente tornando o discurso de Biden amplamente simbólico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Parlamentares de ambos os partidos expressaram resistência à suspensão do imposto, com alguns democratas, incluindo a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, preocupados que a medida possa ter um efeito limitado nos preços se as empresas petrolíferas e os varejistas embolsarem grande parte da economia.

“A isenção de impostos sobre o gás por si só não aliviará o aumento de custos que vimos”, disse a Casa Branca em comunicado. “Neste momento único em que a guerra na Ucrânia está impondo custos às famílias americanas, o Congresso deve fazer o que puder para dar espaço para as famílias trabalhadoras respirarem.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden está pedindo ao Congresso que suspenda o imposto sobre combustíveis até setembro, uma medida que custará ao Highway Trust Fund cerca de US$ 10 bilhões em receita perdida, mas pode ser compensada por outras áreas de um orçamento que está vendo a receita crescer e os déficits encolherem à medida que os Estados Unidos emerge da pandemia de COVID-19, acrescentou.

Alguns estados, como Nova York e Connecticut, já suspenderam os impostos estaduais sobre combustíveis, enquanto outros lançaram ideias como descontos ao consumidor e alívio direto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A notícia do anúncio de Biden – que virá em um discurso à tarde – veio pela primeira vez na noite de terça-feira.

As refinarias estão lutando para atender à demanda global por diesel e gasolina, exacerbando os altos preços e agravando a escassez. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Pausar o imposto federal sobre o gás certamente proporcionará alívio de curto prazo para os motoristas dos EUA, mas não resolverá a raiz do problema – o desequilíbrio na oferta e demanda por produtos petrolíferos”, um porta-voz da indústria americana de fabricantes de combustíveis e petroquímicos disse o grupo, acrescentando que políticas de longo prazo ainda são necessárias para aumentar a produção de energia dos EUA.

Os preços nas bombas dos EUA estão perto de US$ 5 o galão, uma vez que a crescente demanda por combustíveis para motores coincide com a perda de cerca de 1 milhão de barris por dia de capacidade de processamento. Nos últimos três anos, muitas fábricas foram fechadas quando a demanda por combustível caiu no auge da pandemia do COVID-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de Reuters

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile