Destaques

Rishi Sunak e Liz Truss estão na disputa final pelo cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

A disputa final para substituir Boris Johnson como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido será entre: o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak, e a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss.

A decisão pelos finalistas ocorreu nesta quarta-feira (20) quando os parlamentares do partido fizeram a quinta etapa de votação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sunak recebeu 137 votos e Truss teve 113. Com isso, a ministra de Comércio Internacional, Penny Mordaunt fica de fora da disputa por ter sido a menos votada, com 105 votos.

Sunak manteve sua liderança durante toda a 1ª fase do processo de eleição, mas uma pesquisa feita pelo YouGov e publicada pelo site de notícias Sky News mostra que ele perderia na 2ª fase, quando todos os membros do partido votam.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa foi feita antes de serem definidos os finalistas e apontavam que ele perderia tanto para Liz Truss como para Penny Mordaunt ou Kemi Badenoch, as últimas a saírem da disputa.

Sunak e Truss apresentaram propostas de políticas para tentar dar impulso às suas campanhas, buscando afastar o foco das promessas de cortes de impostos, em um momento em que a economia enfraquecida do Reino Unido deixou as pessoas com o maior aperto em suas finanças por décadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os dois fizeram questão de reforçar suas credenciais de direita na busca do apoio dos membros do partido, que, de acordo com pesquisa de 2020, tende a ser mais velho, masculino, inglês do sul e defensor do Brexit.

Agora, na última etapa, aproximadamente 200 mil membros irão votar por correio. O resultado final está previsto para 5 de setembro e o novo líder do partido se tornará automaticamente primeiro-ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sunak, de 42 anos, ficou conhecido depois de se tornar chefe do Tesouro em 2020, distribuindo bilhões de libras para ajudar empresas e trabalhadores durante a pandemia da Covid-19.

Mas ele enfrentou críticas por não fazer o suficiente para aliviar a crescente crise de custo de vida. Sua popularidade também caiu depois que ele foi multado pela polícia por participar de uma das festas durante o lockdown da pandemia em Downing Street.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Truss, de 46 anos, assumiu o cargo de alto perfil do Gabinete em setembro, depois de servir como ministro do comércio. Ela também é a principal negociadora do Reino Unido com a União Europeia em questões após o Brexit.

Truss, que é popular entre muitos conservadores, disse que quer reduzir os impostos “desde o primeiro dia” e reverter um aumento no imposto de renda.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile