Mundo

Taiwan alerta para possível “entrada repentina” de militares chineses

Foto: Clker-Free-Vector-Images/Pixabay

Nesta segunda-feira (06), o ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, afirmou que a ilha tem que estar em alerta este ano para uma “entrada repentina” de militares chineses em áreas próximas ao seu território.

A fala do ministro taiwanês acontece em meio a crescentes tensões militares no Estreito de Taiwan. Nos últimos anos, a China intensificou suas atividades militares em torno de Taiwan, incluindo incursões quase diárias da força aérea na zona de identificação de defesa aérea da ilha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Taiwan ainda não relatou nenhum incidente de forças chinesas entrando em sua zona contígua, que fica a 44,4 km de sua costa.

Porém, eles abateram um drone civil que entrou em seu espaço aéreo perto de uma ilhota na costa chinesa no ano passado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Chiu disse para legisladores no Parlamento local que o Exército Popular de Libertação da China (PLA) pode encontrar desculpas para entrar em áreas próximas ao espaço aéreo e marítimo territorial de Taiwan.

Isso pois a ilha oriental intensifica seus intercâmbios militares com os Estados Unidos (EUA), o que irrita a China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Chiu Kuo-cheng afirmou que o exército da China pode fazer uma “entrada repentina” na zona contígua de Taiwan e se aproximar de seu espaço territorial, que a ilha define como cerca de 22 km de sua costa.

“(Eu) faço esses comentários especificamente este ano, o que significa que eles estão fazendo tais preparativos”, disse Chiu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Olhando à frente, eles usariam a força se realmente precisassem”, continuou.

Taiwan prometeu exercer seu direito de autodefesa e contra-atacar se as forças armadas chinesas entrarem em seu território.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Chiu disse ainda que a China está tentando “criar problemas sob um certo pretexto”.

Ele completou afirmando que isso pode incluir visitas à ilha feitas por autoridades graduadas de governo estrangeiro ou os frequentes contatos militares de Taiwan com outros países.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile