O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) está deslocando um grupo de seus membros para a fronteira com Israel, aumentando o risco de uma nova frente de conflito na região.
De acordo com um conselheiro do governo sírio e um ativista de Deir ez-Zor, o IRGC está redistribuindo combatentes da cidade de Deir ez-Zor, no leste da Síria, para uma área perto de Damasco. O ativista disse que alguns dos soldados redistribuídos são especialistas em mísseis.
A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã é uma força paramilitar que foi fundada em 1979, após a Revolução Islâmica. É uma das forças mais poderosas do estado iraniano e tem sido acusada de apoiar grupos terroristas, como o Hezbollah e o Hamas.
Os Estados Unidos temem que o Irã esteja se preparando para se envolver diretamente no conflito entre Israel e o Hamas. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, retornará a Israel na segunda-feira para sua segunda visita em menos de uma semana.
Israel está acumulando tropas em torno da Faixa de Gaza, que bombardeia diariamente desde 7 de outubro em resposta à ofensiva lançada pelo Hamas. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, visitou as tropas da linha de frente no sábado e disse que mais ataques estão vindo.