Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Vladimir Putin e Xi Jinping
(Sputnik/Pavel Volkov)

Mundo

Vladimir Putin e Xi Jinping se encontram no Cazaquistão: “Nossas relações estão no auge histórico”

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, enalteceram seus esforços para fortalecer a aliança antiocidental nesta quarta-feira (3) no Cazaquistão, durante uma cúpula na qual também buscam aumentar sua influência na Ásia Central.

Putin e Xi se reuniram em Astaná, capital da maior economia da Ásia Central, onde será realizada nesta quinta-feira a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Este bloco regional, liderado por Pequim e que abrange a Ásia Central, Índia e Irã, foi concebido como uma plataforma de cooperação em contraposição às organizações ocidentais.

“As relações russo-chinesas, nossa parceria global e nossa cooperação estratégica estão atravessando o melhor momento de sua história”, afirmou Putin em declarações televisivas antes da reunião bilateral.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sobre a OCX, o líder russo afirmou que “se consolidou como um dos pilares-chave de uma ordem mundial multipolar justa”, utilizando uma linguagem comum nas críticas de Moscou ao Ocidente.

A reunião entre Putin e Xi ocorre um mês e meio após o líder russo viajar à China em busca de mais apoio para sua guerra na Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A OCX representa 40% da população mundial e cerca de 30% do PIB mundial, mas apesar desses fortes símbolos, há numerosos desacordos entre seus membros.

Em breves declarações de abertura da reunião, Xi disse a Putin que Moscou e Pequim precisam continuar “mantendo a aspiração original de amizade” bilateral “diante da turbulenta situação internacional”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora Rússia e China desejem formar um frente comum contra as potências ocidentais, historicamente têm sido rivais pela influência na Ásia Central, uma região rica em hidrocarbonetos e crucial para o transporte de mercadorias entre a Europa e a Ásia.

Os cinco países da região – Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão – são ex-repúblicas soviéticas e compartilham laços culturais, linguísticos e econômicos com a Rússia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O isolado Turcomenistão não é membro da OCX, mas os outros quatro Estados centro-asiáticos são, junto com Índia, Irã e Paquistão.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, Moscou tem tentado manter sua influência nesses países, em face do crescente investimento da China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Ásia Central é um elo essencial da iniciativa chinesa Novas Rotas da Seda, um gigantesco projeto de infraestrutura iniciado há dez anos e impulsionado por Xi Jinping.

“Uma paz justa”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Putin também se reuniu com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, cujo país é um “parceiro de diálogo” da OCX, e que convidou o presidente russo a visitar a Turquia “o mais rápido possível”.

“Definitivamente irei”, declarou Putin durante o intercâmbio televisionado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Turquia, membro da OTAN, propôs várias vezes mediar o fim do conflito na Ucrânia.

Erdogan assegurou a Putin que a Turquia “pode lançar as bases de um consenso para pôr fim à atual guerra entre Rússia e Ucrânia, primeiro com um cessar-fogo e depois com a paz”, segundo um comunicado da presidência turca.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Uma paz justa que satisfaça ambas as partes é possível”, acrescentou.

A Bielorrússia, estreito aliado da Rússia na guerra contra a Ucrânia, se incorporará formalmente à OCX na quinta-feira, ao término da cúpula.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em uma entrevista à agência de notícias cazaque Kazinform, o presidente bielorrusso, Alexandr Lukashenko, afirmou que o bloco demonstra “ao mundo que existem (…) outros centros de poder nos quais se respeitam os interesses de todos os Estados sem exceção”.

A OCX, fundada em 2010, ganhou um novo impulso nos últimos anos como um bloco de contrapeso à influência ocidental, focando-se em questões de segurança e econômicas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Seu objetivo é combater o que Pequim chama de “os três males”: separatismo, terrorismo e extremismo.

Símbolo da crescente importância deste grupo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, também estará presente na cúpula em Astaná.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

(AFP)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

mega-sena

Economia

Na noite deste sábado (13), em São Paulo, foi realizado o sorteio do concurso 2.748 da Mega-Sena. O prêmio total para quem acertar as...

Mundo

O homem que abriu fogo contra a multidão em um comício de Donald Trump em Butler, Pensilvânia, ferindo o ex-presidente, matando um participante e...

trump biden trump biden

Mundo

Joe Biden falou com Donald Trump, após a tentativa de assassinato que o ex-presidente sofreu durante um ato de campanha eleitoral na Pensilvânia. Biden...

Destaques|Saúde

Estudo em moscas-da-fruta e camundongos identifica possível mecanismo por trás da fadiga muscular em COVID longo e outras doenças. Inflamação no cérebro após infecções...

Mundo

Donald Trump escapou por pouco de uma tentativa de assassinato enquanto discursava em um comício na Pensilvânia hoje, quando vários tiros foram disparados contra...

Biden Biden

Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou solidariedade neste sábado ao seu rival nas eleições após o atentado sofrido por Donald Trump durante...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Pacheco

Brasil

Durante sua participação na 19ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o presidente do Senado,...

Brasil

Um acidente envolvendo um ônibus escolar com 26 estudantes ocorreu na cidade de Aurora, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, conforme registrado...

Brasil

Neste sábado (13), após o presidente Donald Trump ser retirado de um comício na Pensilvânia, com ferimentos no rosto e nas mãos, líderes políticos...

Nordeste clarão Nordeste clarão

Brasil

Na madrugada deste sábado (13), por volta das 0h10, o céu nordestino foi iluminado pela queda de um meteoro, que proporcionou um espetáculo de...

Brasil

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, e sua esposa, Evanir Miller da Silva Verri, ficaram feridos neste sábado (13) após o carro em que...

Brasil

Modelo Yasmin Dominguez, representada pela agência 40º Models, faleceu aos 19 anos nesta sexta-feira no Rio de Janeiro. O corpo de Yasmin foi encontrado...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit