Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Força Aérea de Israel confirmou na manhã desta quarta-feira (28) a morte de Faris Qasim, um importante membro da Jihad Islâmica Palestina (PIJ), na fronteira entre a Síria e o Líbano. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), Qasim, integrante da Divisão de Operações da organização, era responsável pelo avanço das atividades operacionais da PIJ na Síria e no Líbano, além de recrutar militantes palestinos para o Hezbollah.
O ataque, conduzido por um drone israelense, atingiu um veículo que atravessava um posto de controle sírio próximo à fronteira libanesa.
O ataque israelense resultou na morte de três membros da Jihad Islâmica Palestina e um membro do Hezbollah. O veículo atacado não transportava armamento no momento. Até o momento, não houve uma declaração oficial do Hezbollah ou da Jihad Islâmica Palestina sobre o ataque.
Abdo al-Taqi, uma autoridade local síria, relatou a uma rádio síria que o ataque ocorreu na manhã de quarta-feira na estrada entre Damasco e Beirute, resultando na morte de quatro pessoas.
O ataque com drones aconteceu poucas horas após um ataque aéreo israelense contra uma caminhonete no nordeste do Líbano, próximo à fronteira com a Síria. O veículo transportava equipamento militar, possivelmente um lançador de foguetes danificado que estava a caminho de reparo.
Hezbollah, Jihad Islâmica e outras facções armadas têm lançado foguetes e drones contra Israel a partir do sul do Líbano. Esses grupos possuem fortes vínculos com o Irã e o governo sírio e utilizam a permeável fronteira sírio-libanesa para o transporte de combatentes e armamentos.
CONFIRA A NOTA DAS FDI SOBRE O CASO:
“Faris Qasim, um terrorista significativo na Divisão de Operações da organização terrorista Jihad Islâmica, foi eliminado em um ataque da IAF na área da fronteira sírio-libanesa.
Qasim foi responsável pelo desenvolvimento dos planos operacionais da Jihad Islâmica na Síria e no Líbano.
Ele teve um papel central no recrutamento de terroristas palestinos para a organização terrorista Hezbollah, responsável por realizar ataques terroristas do Líbano contra o Estado de Israel.
Outros terroristas da Jihad Islâmica que estavam a caminho da Síria para realizar atividades terroristas para a organização terrorista Hezbollah em território libanês foram eliminados no ataque”.