Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior condecoração brasileira, ao ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. O gesto, que reflete a amizade e a afinidade ideológica entre os dois líderes de esquerda, ocorreu na residência de Mujica, uma chácara na zona rural de Montevidéu. Lula está no país para participar da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que se encerra nesta sexta-feira (6).
Mujica, que foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e senador até 2018, recebeu a honraria com emoção e gratidão. “Sou um homem do povo. Fiz o que eu pude por meu povo. Nada mais. Lula é um amigo de muitos anos”, declarou o ex-presidente uruguaio.
Ao entregar a comenda, Lula destacou a importância de Mujica em sua trajetória pessoal e política. “Essa é a comenda mais importante do Brasil. Esta medalha eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. Eu digo sempre para todos que a gente não escolhe irmãos. A gente não escolhe sequer mãe. Agora, um companheiro a gente escolhe. Posso dizer para vocês que, de todos os presidentes que conheci, que eu tive amizade e que convivi muitos anos, o Pepe Mujica é a pessoa mais extraordinária que eu conheci. Ele não é um presidente, porque ele foi um companheiro, escolhido por mim para ser meu companheiro”, declarou o presidente brasileiro.
A cerimônia também contou com a presença de Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, reforçando os laços de amizade e cooperação entre os dois países.
Lula chegou ao Uruguai na tarde de quinta-feira para participar da cúpula do Mercosul, que reúne chefes de Estado dos países-membros e associados para discutir temas econômicos e políticos da região.