Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta sexta-feira (27) que tomou conhecimento da investigação aberta pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina. A iniciativa, que envolve todos os países exportadores de carne bovina para a China, também inclui o Brasil.
A investigação, que abrange o período de 2019 até o 1º semestre de 2024, deve durar aproximadamente oito meses. Até o momento, não foram adotadas medidas preliminares, e permanece em vigor a tarifa de 12% “ad valorem” aplicada pela China sobre as importações de carne bovina.
O Ministério destacou que, nos próximos meses, e conforme o andamento da investigação e seus prazos legais, o governo brasileiro, em colaboração com o setor exportador, buscará demonstrar que a carne bovina brasileira exportada para a China não causa prejuízos à indústria chinesa, sendo, ao contrário, um importante fator complementar à produção local.
A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2024, as exportações para o país asiático ultrapassaram 1 milhão de toneladas.
O governo brasileiro reafirmou seu compromisso de defender os interesses do agronegócio nacional, respeitando as decisões soberanas de seu principal parceiro comercial e sempre buscando um diálogo construtivo para alcançar soluções mutuamente benéficas.