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Investigadores encontraram penas de pássaros e sangue em ambos os motores do jato Jeju Air 089590.KS que caiu na Coreia do Sul no mês passado, deixando 179 mortos, disse à Reuters uma fonte familiarizada com a investigação nesta sexta-feira (17).
O avião Boeing modelo BA.N 737-800, que partiu da capital tailandesa, Bangkok, com destino ao condado de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, fez um pouso forçado e ultrapassou a pista do aeroporto regional, pegando fogo após atingir um barranco.
Apenas dois tripulantes na cauda do avião sobreviveram ao pior desastre aéreo em solo sul-coreano.
O Boeing 737-800 voava da Tailândia para Muan, na Coreia do Sul, em 29 de dezembro com 181 passageiros e tripulantes quando aterrissou sem trem de pouso no Aeroporto Internacional de Muan e explodiu em uma bola de fogo após colidir com um muro de concreto no final da pista.
Pior Desastre Aéreo da Coreia do Sul
Este foi o pior desastre aéreo que a Coreia do Sul já vivenciou. “Penas foram encontradas em ambos os motores”, disse o Instituto Nacional de Recursos Biológicos, afiliado ao governo, à emissora sul-coreana MBN, sem especificar a fonte da informação.
“Concluímos a análise de um total de 17 amostras, incluindo penas e sangue”, disse.
O Ministério de Terra, Infraestrutura e Transporte se recusou a confirmar a informação quando foi contatado pela AFP.
Investigações em Andamento
Investigadores sul-coreanos e americanos ainda estão investigando a causa do acidente, que chocou o país inteiro. Os investigadores identificaram uma colisão com pássaros, uma falha no trem de pouso e o muro na borda da pista como possíveis causas do acidente.
O piloto alertou sobre uma colisão com pássaros antes de abortar a primeira tentativa de pouso. O avião caiu na segunda tentativa, quando o trem de pouso não foi acionado.
O investigador principal, Lee Seung-yeol, disse aos repórteres na semana passada que “penas” foram encontradas em um dos motores recuperados do avião, mas alertou que uma colisão com pássaros não leva à falha imediata do motor.
“Precisamos investigar se isso afetou ambos os motores. É certo que um motor definitivamente sofreu uma colisão com pássaros”, disse ele.
Complicações na Investigação
A investigação ficou ainda mais complicada quando o Ministério do Transporte disse que as caixas-pretas contendo dados de voo e gravações de voz da cabine pararam de gravar quatro minutos antes do desastre.
As autoridades revistaram vários escritórios ligados à investigação do acidente, incluindo um no aeroporto de Muan, um escritório regional de aviação e a sede da Jeju Air na capital, Seul.
