Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Donald Trump pediu na sexta-feira (7) uma revisão do financiamento federal para organizações não governamentais (ONGs) e uma suspensão dos gastos para grupos que ‘prejudicam o interesse nacional’. ‘O Governo dos Estados Unidos forneceu quantias significativas de dólares dos contribuintes a ONGs, muitas das quais estão envolvidas em ações que minam ativamente a segurança, prosperidade e segurança do povo americano. É política de minha Administração parar de financiar ONGs que prejudicam o interesse nacional’, afirma um memorando da Casa Branca emitido na sexta-feira.
O memorando orienta os chefes dos departamentos e agências executivas a revisarem ‘todo financiamento’ que fornecem às ONGs e pede que as futuras decisões de financiamento se ‘alinhem’ com ‘os interesses dos Estados Unidos e com os objetivos e prioridades de minha Administração’.
A medida surge após a administração Trump congelar o financiamento para a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e, segundo relatos, reduzir drasticamente o número de funcionários esta semana como parte da investida do presidente sobre os gastos do governo e revisão da ajuda externa dos EUA. O amplo anúncio não nomeou ONGs específicas. De acordo com o Departamento de Estado, existem cerca de 1,5 milhão de grupos de defesa e serviço operando nos Estados Unidos, focando em questões sociais e econômicas, incluindo eleições, assistência médica e direitos das mulheres, entre muitos outros.
