Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Donald Trump declarou oficialmente o domingo como “Dia do Golfo da América”, em comemoração à sua recente ordem executiva para renomear a massa de água, assinando a proclamação enquanto sobrevoava o local a caminho do Super Bowl.
“Eu, Donald J. Trump, Presidente dos Estados Unidos da América, em virtude da autoridade a mim conferida pela Constituição e pelas leis dos Estados Unidos, proclamo 9 de fevereiro de 2025 como Dia do Golfo da América”, diz a proclamação, que Trump assinou a bordo do Air Force One.
“Conclamo os funcionários públicos e todo o povo dos Estados Unidos a observarem este dia com programas, cerimônias e atividades apropriadas”, acrescentou.
Logo após a assinatura da ordem, o capitão do Air Force One convidou os passageiros a olharem pela janela para avistar o “Golfo da América” sob o novo nome “pela primeira vez na história”.
Trump anunciou a renomeação do golfo em 20 de janeiro como parte de uma ordem para “restaurar” nomes que honram a grandeza americana.
O secretário do Interior, Doug Burgum, afirmou que, a partir da declaração de domingo, “provedores de mapas” como Apple e Google começariam a atualizar suas informações para refletir o novo nome.
Ainda não está claro quais “programas, cerimônias e atividades apropriadas” poderiam ser realizados em homenagem à renomeação e se a comemoração ocorrerá anualmente ou apenas neste ano.
Trump disse a repórteres enquanto assinava a proclamação que não conversou com autoridades mexicanas sobre o novo nome.
“Curiosamente, nunca falei com eles sobre isso. Foi nossa decisão”, disse Trump enquanto Burgum exibia um mapa dos Estados Unidos com “Golfo da América” escrito em destaque na parte inferior.
“Conversei com eles sobre muitas outras coisas, mas realmente não falei com eles sobre isso. Eles nunca mencionaram. Estou um pouco surpreso com isso”, acrescentou o presidente.
Sua ordem executiva anterior de mudança de nome também solicitava que o Monte Denali no Alasca voltasse a se chamar Monte McKinley e exigia que toda sinalização, mapeamento e comunicação governamentais utilizassem esses nomes e “Golfo da América” em vez dos nomes anteriores.
O Google afirmou que cumpriria as atualizações de nomes até certo ponto, explicando que os usuários ainda verão o “nome local oficial”, dependendo de onde estiverem.
Trump estava sobrevoando o golfo desde Mar-a-Lago, na Flórida, a caminho de Nova Orleans para assistir ao Super Bowl, onde ele se tornou o primeiro presidente a participar do clássico do futebol americano.
