Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da Argentina, Javier Milei, fez duras críticas ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) durante seu discurso anual no Congresso, neste sábado (1º). Segundo o líder argentino, o bloco “só serviu para enriquecer os industriais brasileiros”, enquanto empobreceu os argentinos. Milei ainda afirmou que está disposto a flexibilizar ou até sair do Mercosul para negociar um acordo comercial com os Estados Unidos. “O único resultado que o Mercosul conseguiu foi enriquecer os grandes industriais brasileiros, às custas de empobrecer os argentinos”, declarou.
Milei já havia indicado sua disposição de abandonar o Mercosul durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, em janeiro, caso isso fosse necessário para firmar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos. “Se essa fosse a condição extrema, sim”, afirmou na ocasião.
No discurso, o presidente também comentou sobre o seu plano de reformas e desmonte estatal, representado pela “motosserra”, um símbolo de uma nova era para a Argentina. Para Milei, a Argentina está na vanguarda, ao contrário de outros países que estão indo “na contramão do mundo”. O presidente também destacou a crescente atenção internacional sobre sua gestão, mencionando o caso de Elon Musk, que estaria aplicando ideias semelhantes à de Milei nos Estados Unidos.
Milei aproveitou a ocasião para apresentar um balanço do seu primeiro ano de governo, afirmando que o país está em um momento mais promissor do que há um ano. Ele mencionou ainda reformas nas áreas de segurança, migração, justiça e uma nova Lei da Comunicação Social. “Hoje, convidamos todos a nos julgar pelos nossos resultados”, concluiu.
