Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As autoridades da Índia informaram que 46 trabalhadores que ficaram soterrados no domingo por uma avalanche de neve no norte do país, na região do Himalaia indiano, foram resgatados com vida após permanecerem 36 horas presos.
O Exército da Índia, que confirmou no domingo a morte de oito trabalhadores devido ao incidente, explicou que dezenas de trabalhadores conseguiram sobreviver ao se refugiarem em contêineres de metal que, embora estivessem enterrados sob uma camada espessa de neve, evitaram que as vítimas morressem asfixiadas.
O incidente ocorreu na localidade de Mana, no estado de Uttarakhand, a cerca de 3.200 metros de altitude. A maioria dos resgatados são trabalhadores migrantes que estavam na região realizando obras de construção de uma estrada para conectar essa área remota do Himalaia.
O terreno desafiador, agravado pelas temperaturas que caem a -12 graus Celsius a mais de 3.200 metros de altura, dificultou a busca e o resgate.
A operação de resgate envolveu mais de 200 pessoas, incluindo soldados, especialistas em gestão de desastres e pessoal médico.
O coronel Manish Srivastava explicou que, geralmente, esses trabalhadores utilizam tendas para se alojar temporariamente enquanto duram as obras. Essas tendas são instaladas em contêineres para oferecer maior proteção devido às baixas temperaturas.
No entanto, grupos de ativistas apontaram “negligências administrativas” como a principal causa da morte dos oito trabalhadores e enfatizaram que essas vidas “poderiam ter sido salvas” se as autoridades tivessem emitido um aviso antecipado sobre a previsão de fortes nevadas na área afetada, conforme informações do jornal ‘The Hindustan Times’.
Neste sentido, alertaram sobre as “precárias e temerárias” condições de trabalho nessas regiões, propensas a avalanches e deslizamentos de terra, especialmente durante o inverno.
Logo após o incidente, as autoridades locais emitiram um alerta meteorológico pedindo que turistas não saíssem das estações de esqui ou dos respectivos alojamentos.
As avalanches são um risco constante no Himalaia indiano, especialmente durante os meses de inverno e primavera. A região é de importância estratégica para a Índia, devido à sua proximidade com a fronteira com o Tibete.
Uttarakhand, localizada no Himalaia, tem se tornado cada vez mais propensa a inundações repentinas e deslizamentos de terra devido ao aumento das temperaturas globais, e ambientalistas têm pressionado por uma revisão dos projetos de energia e outros trabalhos de desenvolvimento na região.
Em 2021, mais de 200 pessoas morreram após o colapso de um glaciar na mesma região, que provocou uma grande avalanche de gelo, água e rochas, causando graves danos a uma represa.
(Com informações da EP)
