“Na prática, em todas as principais zonas do front, a Rússia não cumpriu sua promessa de trégua”, afirmou Zelensky, que também criticou a recusa russa em responder à proposta de estender o cessar-fogo para 30 dias. Pouco antes, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou à agência russa TASS que Moscou não pretende prolongar a trégua.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
De acordo com Zelensky, as tropas russas lançaram 67 ataques contra posições ucranianas, a maioria deles na região de Pokrovsk, no leste de Donetsk. Ainda segundo o presidente, vários soldados ucranianos morreram em uma emboscada na área de Toretsk, também em Donetsk.
O Exército ucraniano relatou mais de 1.300 episódios de disparos de artilharia russa e 673 operações com drones de reconhecimento durante o período que deveria ser de cessar-fogo. A trégua expira à meia-noite (21h GMT) deste domingo.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
A “trégua humanitária” de 30 horas foi anunciada de surpresa por Putin no sábado e seria o maior gesto de contenção desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. A medida foi divulgada em meio a nova pressão internacional por um acordo de paz.
Nos bastidores diplomáticos, os Estados Unidos, por meio do presidente Donald Trump, tentam há meses mediar uma solução entre Kiev e Moscou. Na sexta-feira, Washington ameaçou abandonar as negociações caso não haja progresso. O chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, afirmou que os EUA darão “um passo ao lado” se não houver perspectiva real de paz.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Apesar do ceticismo, Trump disse ver “entusiasmo” por parte dos dois países em buscar um entendimento. Zelensky respondeu que, se a Rússia demonstrar disposição concreta para um acordo, a Ucrânia “agirá em conformidade”.
Nas ruas de Kiev, o clima é de desconfiança. “Eles já quebraram sua promessa. Infelizmente, hoje em dia não podemos confiar na Rússia”, afirmou uma comerciante da capital ucraniana.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO