Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em um movimento para fortalecer os laços culturais com a América Latina, o governo chinês anunciou nesta quinta-feira (15) a expansão de sua política de isenção de vistos para cidadãos de cinco países da região: Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian.
A medida, de caráter experimental, terá início em 1º de junho de 2025 e vigorará, a princípio, até maio de 2026. Durante esse período, titulares de passaportes comuns dos cinco países sul-americanos poderão ingressar na China sem a necessidade de visto para fins de negócios, turismo, visita a parentes e amigos, intercâmbios ou trânsito, com um limite máximo de permanência de 30 dias.
O porta-voz Lin Jian destacou que o objetivo principal da iniciativa chinesa é intensificar o intercâmbio cultural entre a China e as nações latino-americanas. O anúncio oficial seguiu o discurso do presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira (13), durante o 4º Fórum China-Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em que ele adiantou a implementação da medida, sem especificar os países beneficiados.
“Damos boas-vindas a mais amigos estrangeiros para que façam bom uso das políticas de isenção e facilitação de vistos da China. Visitem a China com mais frequência, deem uma olhada ao redor e vivenciem essa China colorida, apaixonante e vibrante”, declarou o porta-voz do ministério.
