Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen da Bolívia prendeu nesta sexta-feira (16), em Santa Cruz de la Sierra, Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, apontado como braço direito e substituto de Marcola no comando do Primeiro Comando da Capital (PCC). Foragido desde 2020, ele foi capturado ao tentar renovar uma identidade falsa em um órgão oficial do governo boliviano.
Segundo o Ministério Público de São Paulo, Tuta atuava como operador financeiro da facção criminosa e já foi condenado a 12 anos e meio de prisão por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de movimentar mais de R$ 1 bilhão em atividades ilícitas e estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol.
O criminoso ganhou notoriedade nacional após uma mensagem interceptada pela Polícia Federal, na qual ele dizia ter escapado de uma operação “salvo pela R” — em referência, segundo as investigações, a um suposto pagamento de R$ 5 milhões em propina para policiais da Rota.
A Interpol já confirmou a identidade de Tuta às autoridades brasileiras e negocia com o governo da Bolívia a expulsão do criminoso, como forma de acelerar seu retorno ao Brasil, onde deve cumprir pena.
