Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O senador colombiano e pré-candidato à presidência Miguel Uribe permanece internado em estado crítico após ser baleado durante um ato de campanha na região de Fontibón, em Bogotá, na noite de sábado (7). Uribe passou por cirurgia na Fundação Santa Fé e, segundo boletim médico, seu estado de saúde continua de “máxima gravidade”.
A informação foi confirmada neste domingo (8) pelo deputado Christian Garcés, do partido de centro-direita Centro Democrático, o mesmo de Uribe. “María Claudia Tarazona, esposa de Miguel Uribe, nos conta: ‘Miguel saiu da cirurgia, ele conseguiu’. Agora, um grande esforço está sendo feito em sua recuperação”, declarou Garcés na rede social X (antigo Twitter).
De acordo com comunicado oficial do Centro Democrático, Uribe foi alvo de “um ato de violência inaceitável”. O ataque ocorreu enquanto ele participava de uma atividade política em um parque da capital colombiana.
Um adolescente foi apreendido como principal suspeito de realizar os disparos. Ele teria atirado ao menos seis vezes pelas costas do senador e tentou fugir do local, sendo flagrado por câmeras de segurança. Durante a fuga, o jovem ainda trocou tiros com a equipe de escolta de Uribe. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um dos integrantes da equipe de segurança segurando a arma que teria sido usada no atentado.
Em vídeo que circula nas redes, o adolescente detido afirma que “vai dar os números”, ao ser pressionado sobre quem seria o mandante do ataque. As autoridades não confirmaram a veracidade dessa declaração.
O governo da Colômbia condenou o atentado. Em nota oficial, classificou o ataque como “um ato de violência contra a integridade pessoal do senador, mas também contra a democracia, a liberdade de pensamento e o exercício legítimo da política na Colômbia”. As autoridades pediram uma investigação “rigorosa” para identificar e processar os envolvidos.
Uribe aparece em vídeos ensanguentado sendo socorrido por populares logo após os disparos. Ele foi levado com urgência à Fundação Santa Fé, onde segue internado sob cuidados intensivos.
