Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em um movimento surpreendente, o presidente russo Vladimir Putin, mesmo em meio à guerra com a Ucrânia, ofereceu-se para mediar a crescente escalada de tensão entre Israel e Irã. A informação foi divulgada pelo Kremlin nesta sexta-feira (13/6).
A oferta de mediação surge após Israel lançar o que classificou como “ataque preventivo” contra o Irã. A operação israelense teve como foco instalações nucleares iranianas, bem como locais onde estariam líderes militares e cientistas nucleares do país.
A retórica militar entre as duas nações se intensificou ao longo da semana. Dias antes do ataque, o governo iraniano havia afirmado que retaliaria Israel caso seu programa nuclear fosse alvo de ataques. O principal objetivo da ação israelense, batizada de “Leão Ascendente”, seria impedir que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear. Como resposta à operação, o Irã lançou um exército de drones contra o território de Israel.
Em contato telefônico, o líder russo conversou com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian. Segundo o governo russo, Putin condenou a operação israelense contra o Irã e apelou para que ambos os lados resolvam a questão envolvendo o programa nuclear iraniano por vias diplomáticas.
“Além disso, o líder russo expressou sua disposição de fornecer mediação para evitar uma nova escalada”, reforçou um comunicado do Kremlin.
A iniciativa russa busca desescalar um conflito que tem potencial para desestabilizar ainda mais o já volátil cenário do Oriente Médio.
