Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Irã anunciou nesta sexta-feira (20) que se recusa a realizar conversas sobre seu programa nuclear com os Estados Unidos enquanto permanecer sob ataque de Israel, mesmo com o presidente americano, Donald Trump, estabelecendo um prazo de duas semanas para a retomada das negociações.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, declarou que não há espaço para negociações com os Estados Unidos “até que a agressão israelense pare”. “Os americanos querem negociar e enviaram mensagens várias vezes, mas dissemos claramente que, enquanto essa agressão não parar, não há lugar para conversas sobre diálogo”, afirmou Araqchi em pronunciamento na televisão estatal, acusando ainda os EUA de serem “parceiros do crime israelense contra o Irã”.
Impasse e Perspectivas de Conflito
Enquanto isso, o general aposentado Jack Keane alertou nesta sexta-feira que não acredita que o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, concorde em cessar o enriquecimento de urânio. “O Aiatolá, entrando nisso, e a razão pela qual ele nunca fez um acordo, é porque ele construiu uma estrutura para sobreviver a um ataque — e ele acredita que eles podem absorver o ataque, sobreviver a ele, se recuperar e depois reconstruir”, disse o General Keane em entrevista ao programa “Fox & Friends”. “É onde esse cara está. E não o vejo, a curto prazo, fazendo o acordo aqui de forma alguma”, acrescentou.
Forças israelenses foram instruídas nesta sexta-feira a intensificar os ataques ao Irã em um esforço para “desestabilizar” completamente o regime, uma semana após o primeiro bombardeio a Teerã. Os ataques mais recentes ocorrem depois que o presidente Trump disse na quinta-feira que tomaria uma decisão final sobre atacar ou não o Irã nas “próximas duas semanas”, enquanto ainda nutria a esperança de que as negociações sobre o programa nuclear de Teerã pudessem continuar.
“Com base no fato de que há uma chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão se devo ou não seguir em frente dentro das próximas duas semanas”, declarou Trump em comunicado.
Apesar da postura iraniana, o ministro das Relações Exteriores do Irã deve se reunir com seus homólogos europeus em Genebra ainda nesta sexta-feira para discutir, em parte, o programa nuclear. O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, responsável pelas negociações com o Irã, não está previsto para participar das conversas.
