Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou a Espanha nesta quarta-feira (25) sobre possíveis medidas comerciais em resposta à recusa do país em se comprometer com o gasto militar equivalente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). “A Espanha é terrível, o que fizeram, são o único país que não pagará por completo”, disse Trump em coletiva de imprensa.
Durante seu pronunciamento ao final da cúpula da OTAN em Haia, Trump respondeu diretamente ao presidente espanhol, Pedro Sánchez, afirmando que “gosta muito da Espanha”, mas que “é injusto que não paguem”. O presidente americano sentenciou: “Vou negociar com eles, vão pagar sim ou sim”. Minutos antes da fala de Trump, Sánchez havia confirmado que a Espanha não gastará mais de 2,1% do PIB espanhol em Defesa, pois isso é “suficiente” para “cumprir com as capacidades acordadas” com a OTAN. “A Espanha vai cumprir com as capacidades acordadas e vai continuar sendo uma peça-chave no flanco sul e oriental”, declarou Sánchez.
“Vão Pagar o Dobro” e Acusações de Benefício Indevido
Trump também indicou que, no momento da negociação de “algum acordo comercial com a Espanha”, fará o país “pagar o dobro”. “É o único país de todos que se recusa a pagar, vão por conta própria e é injusto”, frisou o líder americano aos meios de comunicação.
O presidente dos EUA ainda argumentou que a economia da Espanha é sólida, mas advertiu que poderia ser afetada se “algo ruim acontecer”. Além disso, Trump defendeu que, com essa postura, a Espanha pretende se beneficiar do investimento em defesa dos demais aliados, e ressaltou: “Mas terão que nos devolver isso com comércio”.
