Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelo menos quatro meninas desaparecidas do Camp Mystic foram encontradas mortas durante as operações de busca e resgate após as enchentes devastadoras no Texas. O número total de mortos subiu para 27, incluindo nove crianças, conforme autoridades e relatos locais.
Renee Smajstrla, de 8 anos; Sarah Marsh, de 8 anos; Janie Hunt, de 9 anos; e Lila Bonner estavam entre as 27 campistas que foram arrastadas pelas perigosas inundações repentinas do Rio Guadalupe. O xerife do Condado de Kerr, Larry L. Leitha, confirmou em coletiva de imprensa que 27 corpos foram recuperados até este sábado.
A família de Renee Smajstrla confirmou a morte da menina. “Agradeço a todos os nossos amigos e familiares por todas as orações e o apoio. Renee foi encontrada e, embora não seja o resultado pelo qual oramos, o alcance das redes sociais provavelmente ajudou os socorristas a identificá-la tão rapidamente”, escreveu seu tio no Facebook, acompanhando a mensagem com uma foto da menina sorrindo. “Somos gratos por ela estar com suas amigas e se divertindo, como evidenciado por esta foto de ontem. Ela viverá para sempre sua melhor vida no Camp Mystic. Por favor, continuem a orar pelas outras famílias em Kerrville.”
Sarah Marsh, de Mountain Brook, Alabama, também foi encontrada sem vida, revelou sua avó no Facebook. “Nossa doce Sarah se foi!”, escreveu Debbie Ford Marsh no sábado. “Seremos sempre abençoados por ter tido este lindo e enérgico raio de luz em nossas vidas. Ela viverá em nossos corações para sempre! Amamos muito você, doce Sarah!”
A família de Lila Bonner confirmou a morte da menina em um comunicado, descrevendo um “luto inimaginável”, segundo a NBC News: “Sofremos com todos que a amavam e estamos orando sem parar.” Janie Hunt também foi encontrada morta, de acordo com o Corpus Christi Crónica. A mãe da menina de 9 anos havia dito à CNN na sexta-feira que não tinha notícias sobre o paradeiro de sua filha após a enchente atingir o acampamento. “Estamos apenas orando”, havia dito a mãe de Janie.
Perdas Além dos Campistas e Alerta Contínuo
Autoridades do Condado de Kerr aludiram à morte de um “diretor”, mas se recusaram a confirmar a identidade ou as circunstâncias. “Há tantas pessoas excelentes nesta comunidade que estão respondendo e agindo rapidamente, vidas perdidas salvando pessoas, como diretores de acampamento. Vou deixar que outras pessoas digam nomes e coisas. Não é meu trabalho aqui”, disse Dalton Rice, gerente da cidade de Kerrville.
Autoridades do Texas se recusaram a confirmar as identidades dos mortos ou desaparecidos, alegando que estavam protegendo a privacidade das famílias enlutadas. No entanto, o Camp Heart O’ The Hills, localizado a apenas 1,6 km ao norte do Camp Mystic, confirmou que sua diretora, Jane Ragsdale, morreu na enchente. Embora o acampamento não estivesse em funcionamento na ocasião, Ragsdale estava na propriedade quando as águas subiram subitamente. “Estamos de luto pela perda de uma mulher que influenciou inúmeras vidas e era a definição de forte e poderosa”, publicou o acampamento em sua página no Facebook. Ragsdale era co-proprietária do acampamento desde 1976 e, em sua juventude, foi campista e monitora.
Uma campista que estava desaparecida, Annie Flack, voltou para casa em segurança no sábado, informou sua mãe ao The New York Post. “Há muitas famílias perdendo, crianças e amigos desaparecidos. Nossa filha está segura. Nosso filho está seguro. A operação para retirar o acampamento feminino fez um bom trabalho. Foi muito organizada, e ainda estamos esperando e orando por boas notícias para amigos que estão esperando e orando por boas notícias”, disse Ashley Flack, acrescentando que seu filho estava no acampamento vizinho de La Junta. “Certamente sentimos que nossos filhos estão bem e processando.” A pequena Annie tem amigos que ainda estão desaparecidos. “Nossos pensamentos e orações estão com as famílias que tentam localizar seus filhos, e é realmente onde sentimos que o foco deve estar”, acrescentou Flack.
Pelo menos 858 pessoas foram resgatadas durante as missões de busca, e oito delas ficaram feridas. Até 27 meninas do Camp Mystic, um acampamento cristão de pernoite, foram arrastadas pelas perigosas enchentes na manhã de sexta-feira, incluindo algumas que estavam em cabanas que foram levadas. A maioria dos campistas foi evacuada na manhã de quinta-feira, e os demais foram resgatados pelos Guardas de Caça do Texas na sexta-feira.
O Camp Mystic, com 99 anos de existência, atende mais de 750 meninas entre 7 e 17 anos e opera em dois locais ao longo do Rio Guadalupe. “O acampamento foi completamente destruído”, disse Elinor Lester, 13 anos, uma das campistas evacuadas, à Associated Press. “Um helicóptero pousou e começou a levar as pessoas embora. Foi muito assustador.”
Campistas de outros locais nas áreas circundantes foram todos contabilizados, mas ficaram ilhados, disse Rice, acrescentando que a maioria dos resgates se concentrou nos acampamentos. “Temos muitos acampamentos e todos estão contabilizados, mas estão isolados devido a danos nas estradas. Então, sabemos onde estão, estamos levando comida, água, recursos para eles. Agora é uma questão de apenas levá-los em segurança através de travessias de baixa água ou outras áreas para outros abrigos”, explicou.
O Rio Guadalupe – onde o Camp Mystic está localizado, no subúrbio de San Antonio, em Hunt – subiu 8 metros em apenas 45 minutos, de acordo com o vice-governador Dan Patrick, um nível de inundação que a área não via desde 1987. Um alerta de inundação foi emitido às 4h, quando a maioria das pessoas dormia.
O governador Greg Abbott revelou na noite de sexta-feira que o número de mortos havia subido para 24, incluindo crianças, mas não disse se algum dos campistas desaparecidos estava entre os mortos. As buscas continuaram na manhã de sábado enquanto a chuva persistia no Condado de Hill, com as autoridades alertando para a ameaça contínua de possíveis inundações repentinas estendendo-se de San Antonio a Waco nas próximas 24 a 48 horas.
No sábado, o presidente Trump afirmou que sua administração estava trabalhando com autoridades estaduais e locais do Texas e que a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, era esperada para se juntar no local. “Melania e eu estamos orando por todas as famílias impactadas por esta terrível tragédia. Nossos corajosos Primeiros Socorristas estão no local fazendo o que fazem de melhor. DEUS ABENÇOE AS FAMÍLIAS, E DEUS ABENÇOE O TEXAS!”, escreveu ele no Truth Social.
O Rio Guadalupe já havia inundado o Condado de Kerr em 1987, arrastando um ônibus de igreja e matando 10 adolescentes. Os acampamentos não possuem um sistema de alerta, disse o juiz do Condado de Kerr, Rob Kelly.
