Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a declaração de “grande desastre” no Condado de Kerr, no Texas, após as enchentes que resultaram na morte de pelo menos 59 pessoas naquele condado e 67 no total em todo o estado.
“Acabo de assinar a Declaração de Grande Desastre para o condado de Kerr, no Texas, para garantir que nossos valentes serviços de emergência tenham de imediato os recursos que necessitem”, anunciou Trump em sua conta na rede social Truth Social.
Trump mencionou as famílias que estão vivenciando uma “tragédia inimaginável” com tantas mortes e pessoas desaparecidas. “A Administração Trump segue trabalhando estreitamente com os dirigentes estaduais e locais”, sublinhou, lembrando que a secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, visitou o local no sábado junto ao governador Greg Abbott.
Abbott “está trabalhando duro para ajudar a gente deste grande estado”, ressaltou Trump. “Nossos incríveis guardacostas e os serviços de emergência salvaram mais de 850 vidas. Deus abençoe as famílias e Deus abençoe o Texas!”, concluiu.
O Poder da Oração e o Cenário dos Resgates
O próprio governador Abbott publicou uma mensagem no X (antigo Twitter) em que destacou que “rezar funciona”. “Graças a todos que, de ponta a ponta do país e do planeta, rezaram pela gente do Texas neste momento tão exigente. Muitas dessas orações obtiveram resposta. Como ensina a Bíblia, rezem dando graças a Deus”, afirmou.
Abbott, em coletiva de imprensa, assegurou que “a palavra mais repetida nas últimas 36 horas foi ‘rezar’”. “A repete a menina que foi levada pela corrente do rio e que pôde se agarrar a uma árvore e pôde aguentar com uma força incomum até que um helicóptero chegou para resgatá-la daquela situação horrorosa”, destacou.
O governador texano considera que “poderia ter sido o motivo para que as águas parassem de subir” e assim salvar uma casa ou uma cabana, “o que poderia ter causado que o edifício inteiro flutuasse”. “Pedimos que sigam rezando enquanto as buscas continuam e que rezem muito pelas famílias que perderam um ente querido, que estão passando por um momento difícil”, acrescentou.
As autoridades confirmaram 59 mortes no Condado de Kerr, outras quatro no Condado de Travis, três no Condado de Burnet e uma nos condados de Kendall e Tom Green, totalizando 68 vítimas. Além disso, há dezenas de desaparecidos.
As autoridades ainda não informaram quantas pessoas estão desaparecidas além das crianças do Camp Mystic, um acampamento de verão cristão às margens de um rio no Condado de Kerr, onde a maioria dos mortos foi recuperada.
As equipes de busca utilizaram helicópteros, barcos e drones para procurar vítimas e resgatar pessoas presas em árvores e em acampamentos isolados por estradas arrasadas.
Preocupações com Alertas e Popularidade da Região
As autoridades estavam sob escrutínio para determinar se os acampamentos e os moradores em locais há muito vulneráveis a inundações receberam o aviso adequado e se foram feitos preparativos suficientes.
As colinas ao longo do Rio Guadalupe, no centro do Texas, estão repletas de acampamentos juvenis centenários onde gerações de famílias vêm para nadar e desfrutar do ar livre. A área é especialmente popular durante o feriado de 4 de Julho, o que dificulta saber quantos desaparecidos existem.
“Nem sequer queremos começar a fazer estimativas neste momento”, disse anteriormente o administrador da cidade de Kerrville, Dalton Rice.
(Com informações de EP e AP)
