Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (8) que espera que o grupo Hamas liberte todos os reféns israelenses restantes na próxima segunda-feira, após o que chamou de “acordo de paz histórico” entre Israel e o grupo palestino.
“O mais importante é que os reféns serão libertados, provavelmente, no nosso horário, seria provavelmente na segunda-feira”, disse Trump em entrevista ao apresentador Sean Hannity, da Fox News, poucas horas depois de anunciar que Hamas e Israel concordaram com a primeira fase de seu plano de 20 pontos para a paz no Oriente Médio.
Trump destacou a gravidade da situação dos reféns que ainda estão em poder do grupo extremista. “Eles estão em uma situação terrível lá”, afirmou o presidente, referindo-se aos 48 reféns que, segundo estimativas, permanecem em Gaza — mais da metade deles possivelmente mortos.
“Eles estão nas profundezas da terra, e estão sendo localizados. Muita coisa está acontecendo neste momento, enquanto falamos”, acrescentou Trump. “Muita coisa está sendo feita para libertar os reféns, e acreditamos que todos voltarão na segunda-feira.”
Logo após o anúncio do acordo, Trump publicou em sua rede Truth Social um vídeo que mostra familiares dos reféns comemorando o avanço nas negociações.
“E hoje, o presidente Trump conseguiu. Ele acabou de anunciar que nossos entes queridos, os reféns, estão voltando para casa”, disse um dos familiares no vídeo.
“Não vamos parar de lutar até vermos o último dos 48 voltar para sua família — aqueles que foram assassinados em cativeiro, sepultados na Terra de Israel, e aqueles que ainda estão vivos, atravessando a fronteira e se reunindo com seus entes queridos.”