Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As autoridades israelenses confirmaram neste sábado a morte por suicídio de Roei Shalev, sobrevivente do festival musical Nova, um dos epicentros da massacre perpetrada pelo grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023, poucos dias após o segundo aniversário da tragédia.
“Tragicamente, muitos sobreviventes continuam experimentando uma profunda angústia emocional desde os eventos de 7 de outubro”, lamentou, em comunicado, a Associação Comunitária da Tribo Nova, ONG especializada no apoio às vítimas da massacre.
“Instamos todos a permanecer vigilantes e profundamente sensíveis à saúde mental das pessoas afetadas, especialmente sobreviventes e famílias em luto”, acrescentou a organização.
Shalev havia sido ferido por armas de fogo durante o festival Nova, onde sua parceira, Mepal Adam, foi assassinada pelas milícias. O festival foi um dos principais pontos do ataque, resultando na morte de 378 das cerca de 1.200 vítimas fatais e no sequestro de 44 das 250 pessoas raptadas.
A morte do sobrevivente ocorre no contexto do início da trégua entre Israel e Hamas, que prevê a liberação dos 48 reféns que permanecem sob custódia das milícias palestinas, 20 deles ainda vivos.
Um primeiro grupo de 200 soldados norte-americanos chegou a Israel, vindos dos Estados Unidos e de bases no Oriente Médio, sob coordenação do almirante Brad Cooper, chefe do Comando Central dos EUA. A operação inclui a criação de um centro de controle conjunto e a integração de tropas de Egito, Qatar, Turquia e possivelmente Emirados Árabes Unidos, operando a partir de uma base em território egípcio.
O acordo, negociado diretamente por Donald Trump, busca garantir a libertação de reféns e o recuo parcial das forças israelenses de Gaza, evitando nova escalada do conflito. Trump confirmou que viajará a Israel, onde falará ao Parlamento, e ao Egito, em meio à possível assinatura do acordo que encerraria a guerra na Faixa de Gaza. A comitiva presidencial chegaria ao Oriente Médio ainda neste fim de semana.
Ajuda para Crises Emocionais
Se você ou alguém que você conhece está passando por uma crise emocional, procure ajuda:
Centro de Valorização da Vida (CVV)
- Atendimento por telefone: (disponível horas, gratuitamente).
- Atendimento por chat: Horários variados (consulte o site oficial para detalhes)