Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Hillary Clinton surpreendeu ao fazer um raro elogio ao seu ex-adversário político, o Presidente Donald Trump, pelo sucesso na condução do acordo de paz entre Israel e o grupo Hamas.
As declarações de Clinton ocorreram em uma entrevista à CBS News 24/7 na sexta-feira (10), um dia após o Hamas concordar com o plano de paz proposto por Trump, em um movimento surpreendente que deve encerrar a guerra de dois anos que assolou a Faixa de Gaza.
“Eu realmente parabenizo o Presidente Trump e sua administração”, disse Clinton à CBS.
Ela estendeu os elogios aos líderes regionais envolvidos: “Assim como os líderes árabes na região, por assumirem o compromisso com o plano de 20 pontos e verem um caminho a seguir para o que é frequentemente chamado de o dia seguinte”, acrescentou.
O acordo, que gerou comemorações tanto entre os habitantes de Gaza quanto entre os israelenses, prevê a libertação dos “48 reféns israelenses restantes” já na segunda-feira, e a retirada gradual das forças israelenses do território. O Hamas deverá ser desarmado, e um governo de transição liderado por um órgão internacional será criado para administrar Gaza. O texto também aponta para um estado palestino independente como uma “aspiração” para o povo de Gaza, embora esses termos tenham sido deixados em aberto no acordo.
Clinton, que defendeu uma solução de dois estados como Secretária de Estado no governo do ex-presidente Barack Obama, incentivou a administração Trump a se empenhar e responsabilizar Israel, Gaza e o resto do mundo pelo cumprimento dos termos do acordo.
“Vamos agora apoiar este processo e uni-lo, não apenas de forma não partidária em nosso próprio país, mas literalmente internacionalmente como um grande compromisso global para tentar trazer paz, segurança, estabilidade e um futuro melhor para o Oriente Médio”, disse Clinton à CBS.
Ela também elogiou o movimento “astuto” da administração Trump de levar Israel à mesa de negociações depois que líderes do Hamas foram atacados por Israel durante negociações de paz no Catar, em setembro.
“Isso proporcionou uma abertura para que tanto o Presidente Trump quanto seus representantes mobilizassem todas as potências regionais, incluindo, é claro, o Catar, mas também para deixar claro para Israel: ‘Não, agora é o suficiente. Não podemos continuar com isso. Este conflito precisa acabar, e temos que seguir em frente’”, avaliou Clinton.
Hillary Clinton “não é a única democrata” a admitir elogios à gestão de Trump na guerra Hamas-Israel.
Jake Sullivan, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente Biden, creditou, a contragosto, a Trump o mérito de ter encerrado o conflito. “É só agora, depois de todo esse tempo, que chegamos a um acordo”, disse Sullivan.
O próprio ex-presidente Obama também elogiou o acordo em uma postagem na plataforma X, mas optou por não incluir o nome de Trump em seus comentários.