Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O papa Leão XIV e o arcebispo de York, Stephen Cottrell, presidiriam nesta quinta-feira (23) uma oração ecumênica na Capela Sistina, no Vaticano, dedicada à defesa do meio ambiente. O evento histórico contou com a participação dos reis do Reino Unido, Carlos III e Camila, marcando a primeira vez em quase 500 anos que um monarca britânico e um pontífice rezam juntos desde a reforma anglicana.
🇻🇦🇬🇧 Na manhã desta quinta-feira (23/10), no Palácio Apostólico do Vaticano, o #PapaLeãoXIV recebeu em audiência Sua Majestade o Rei Charles III do #ReinoUnido, acompanhado por Sua Majestade a Rainha Camilla @RoyalFamily pic.twitter.com/6QVx4Amsda
— Vatican News (@vaticannews_pt) October 23, 2025
O encontro aconteceu diante dos frescos de Michelangelo e Botticelli, com o fundo do Juízo Final. Carlos III vestia traje azul, enquanto Camila optou por vestido preto com véu, sentando-se ao lado do papa e do arcebispo de York, que ocuparam a posição central do altar. A chefe da Igreja Anglicana, a arcebispa de Canterbury Sarah Mullally, não participou do evento por ainda não ter iniciado seu mandato, previsto para janeiro.
Vatican News
Antes da oração, o papa e os monarcas britânicos se reuniram em privado na Biblioteca Apostólica por cerca de 45 minutos. Durante o encontro, Carlos III entregou ao pontífice uma grande fotografia de prata e um ícone de São Eduardo, enquanto Leão XIV presenteou o rei com uma réplica em escala do mosaico de Cristo Pantocrátor da Catedral Normanda de Cefalú, na Sicília, produzido nos ateliês do Vaticano.
Vatican News
A visita começou com a passagem do cortejo pelo Arco das Campanas, entrada para a Cidade do Vaticano, seguida do recepção no Pátio de São Dâmaso pelo monsenhor Leonardo Sapienza e pela Guarda Suíça. Hymnos nacionais britânico e do Vaticano foram executados antes do início da cerimônia.
Após a reunião privada, a rainha Camila visitou a Capela Paulina acompanhada pela diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta, enquanto o rei Carlos III se encontrou com o secretário de Estado vaticano, cardeal Pietro Parolin.
A oração ecumênica contou ainda com a participação de coros da Capela Sistina, da Capela de São Jorge, em Windsor, e do Infantil da Capela Real do Palácio de St. James. O evento reforçou a mensagem de cuidado com a criação e simbolizou um marco na aproximação histórica entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana, que rompeu com Roma em 1534 durante o reinado de Henrique VIII.