Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Governo das Bahamas emitiu na noite desta segunda-feira (28) uma ordem formal de evacuação para os moradores de Inagua, Acklins, Crooked, Mayaguana e Ragged, municípios localizados no sudeste do país, devido à aproximação do furacão Melissa, de categoria 5.
Em coletiva de imprensa, o primeiro-ministro bahamense, Phillip Davis, afirmou que a medida visa garantir a relocação segura das pessoas mais vulneráveis antes que as condições climáticas piorem. “Este aviso se emite para proteger aqueles que correm maior risco”, destacou.
De acordo com o Departamento de Meteorologia das Bahamas, Melissa deve começar a afetar o sudeste do país já na manhã desta terça-feira (29), com piora significativa das condições ao longo de quarta-feira (30), à medida que o furacão avança pela região.
O Governo e a Autoridade de Gestão de Riscos de Desastres (DRM) orientam os moradores a manter contato com as autoridades locais em “Family Island” para informações detalhadas sobre horários de evacuação e meios de transporte disponíveis.
Davis acrescentou que ao longo desta terça-feira fornecerá mais detalhes sobre os planos de evacuação e reforçou a importância da calma. “Descreveremos as medidas específicas para proteger vidas e propriedades, incluindo transporte, preparação de abrigos e coordenação entre todas as agências governamentais”, disse.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Melissa avança atualmente a cerca de 6 km/h, com ventos máximos sustentados de até 270 km/h, e deve atingir Cuba ainda nesta terça-feira. O furacão deve tocar o sul das Bahamas na quarta-feira, causando ainda chuvas em Haiti e República Dominicana, onde um milhão de pessoas já ficaram sem água.
O NHC informou que há alerta de furacão vigente para o sudeste e centro das Bahamas, bem como para as Ilhas Turcas e Caicos.
Diante da situação, a Organização das Nações Unidas (ONU) ativou seu mecanismo de Ação Antecipatória em Cuba, com previsão de distribuir mais de 100 toneladas de arroz e materiais de emergência.
Em Jamaica, o primeiro-ministro Andrew Holness afirmou que o governo possui um plano de resposta “rápido e eficaz” para enfrentar o impacto do furacão, previsto para a noite desta segunda-feira.
Já o Instituto de Meteorologia de Cuba (Insmet) projeta que Melissa deve tocar terra no extremo oriental do país na madrugada de quarta-feira, como furacão de grande intensidade, trazendo fortes chuvas, ventos intensos e ondas de tempestade.