Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em publicação, Trump classificou Mamdani como “um comunista 100%” e afirmou que, caso ele assuma o cargo, a Casa Branca reduzirá ao mínimo os fundos federais destinados a Nova York. “Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer as eleições para a prefeitura de Nova York, é muito improvável que contribua com recursos federais além do mínimo indispensável para a minha querida cidade natal”, escreveu o presidente. Ele acrescentou que “como comunista, esta outrora grande cidade não tem nenhuma chance de sucesso, nem mesmo de sobreviver”.
Trump também criticou o histórico político de Mamdani, afirmando que “como deputado estadual foi um desastre” e que “como prefeito não tem nenhuma chance de devolver a Nova York sua antiga glória”. Em outra postagem, ele alertou eleitores republicanos de que apoiar o candidato conservador Curtis Sliwa seria “votar em Mamdani” e pediu, em vez disso, o apoio ao ex-governador Andrew Cuomo, que concorre como independente.
O presidente incluiu ainda um comentário direcionado ao eleitorado judeu, afirmando: “Qualquer pessoa judia que vote em Zohran Mamdani, um declarado inimigo dos judeus, é uma pessoa estúpida”.
Sobre a obstrução parlamentar
Paralelamente às declarações sobre Nova York, Trump divulgou um extenso texto em que exigiu que o Congresso acabe com a obstrução parlamentar (filibusterismo), classificando-a como “a opção nuclear necessária” para permitir a aprovação de sua agenda legislativa. “Os democratas têm muito mais chances de vencer as eleições de meio de mandato e as próximas presidenciais se não eliminarmos a obstrução parlamentar… Durante três anos nada será aprovado e a culpa será atribuída aos republicanos”, escreveu.
Segundo o presidente, acabar com o filibusterismo permitiria “aprovar todas as políticas republicanas sonhadas durante anos” e alcançar “vitórias políticas após vitórias”. Entre suas prioridades, citou a realização de “eleições justas, livres e seguras”, o fortalecimento das fronteiras, cortes de impostos e energia, e a defesa da Segunda Emenda. Ele também reforçou: “não haverá homens em esportes femininos nem pessoas trans para todos”, reforçando seu discurso para o eleitorado conservador.
Em outra postagem, Trump comentou sobre a situação econômica e a inflação, destacando a queda nos preços da energia. “Se a acessibilidade é o seu problema, vote nos republicanos. Os custos energéticos estão caindo, com a gasolina se aproximando de dois dólares por galão”, escreveu, concluindo: “Quando a energia cai, tudo o mais a segue”.
Por fim, o presidente reiterou sua consigna em letras maiúsculas: “ACABEM COM O FILIBUSTERISMO”, encerrando sua mensagem de pressão ao Congresso e de tentativa de capitalizar o momento eleitoral para impulsionar a agenda republicana.