quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Austrália vai matar “Joe Bird”, pombo americano que cruzou o Pacífico; entenda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ave desapareceu durante uma corrida no estado americano de Oregon no final de outubro, antes de aparecer em Melbourne quase dois meses depois.

Mas as autoridades dizem que o pombo, que se chama Joe, representa um “risco direto de biossegurança” para a população de aves e a indústria avícola da Austrália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ave será capturada e submetida à eutanásia.

O residente de Melbourne, Kevin Celli-Bird, diz que encontrou o pombo em seu quintal no dia 26 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ele estava bastante emaciado, então amassei um biscoito seco e o deixei lá para ele”, disse ele à agência de notícias AP.

Algumas pesquisas na Internet levaram Celli-Bird a descobrir que o pássaro, que está registrado em nome de um proprietário no Alabama, foi visto pela última vez durante uma corrida de pombos no estado de Oregon, no oeste dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas depois que a notícia da aparição de Joe chegou às manchetes na Austrália, Celli-Bird foi contatado por autoridades preocupadas com a ameaça de infecção.

O pombo ainda não foi capturado, mas o Departamento de Agricultura, Água e Meio Ambiente diz que ele terá que ser abatido por causa do perigo de infecção para as aves locais.

“Independentemente de sua origem, qualquer ave domesticada que não cumpra os requisitos de saúde e teste de importação não tem permissão para permanecer na Austrália”, disse um porta-voz do departamento em um comunicado.

“O único resultado possível para gerenciar o risco de biossegurança é a destruição humana da ave.”

Não está claro como o pássaro conseguiu fazer a viagem de 13 mil quilômetros da costa oeste dos EUA ao sul da Austrália, mas as autoridades acreditam que ele provavelmente pegou carona a bordo de um navio de carga.

Embora seja possível trazer pombos legalmente para a Austrália, o processo é difícil e pode custar dezenas de milhares de dólares, e nenhum deles foi importado legalmente dos Estados Unidos em mais de uma década.

O pombo Joe não é o primeiro animal a enfrentar problemas com as rígidas leis de importação de animais da Austrália.

Da AP, com Gazeta Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos