quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

China planeja estatizar Alibaba após seu dono Jack Ma desaparecer

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1
O governo comunista da China pode estar trabalhando em um plano para ‘nacionalizar’ (estatizar) o Alibaba do magnata Jack Ma e o Ant Group. A informação consta em reportagem do portal IBTimes.

O Partido Comunista Chinês (PCCh) iniciou uma investigação na empresa pouco tempo depois de o bilionário chinês fazer críticas à política econômica do governo e aos bancos controlados pela ditadura.

De acordo com o IBTimes, as agências investigadoras da China instalaram um escritório na sede do Alibaba em novembro. Os investigadores também estão investigando o gigante da mídia social Tencent e uma outra empresa de comércio eletrônico, Meituan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Song Qing, especialista do setor de finanças da Internet, disse à Radio Free Asia que a investigação faz parte dos planos do PCCh de nacionalizar o Ant Group e o Alibaba.

“Essas nacionalizações estão definitivamente acontecendo, e [a investigação antitruste] provavelmente acelerará esse processo”. Qing acredita que o governo quer usar as investigações como um “exemplo” aos empresários chineses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O ditador chinês e secretário-geral do PCCh Xi Jinping disse, em outubro, que o plano era tornar a China “uma economia mais controlada pelo Estado com base na demanda doméstica”.

Os observadores acreditam que a política econômica da ditadura da China está prestes a sofrer grandes mudanças e muitos acreditam que Xi mudará o padrão de propriedade no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Em tempo: a Bloomberg informou que uma diretiva emitida pelo braço de propaganda do governo no final do ano passado ordenou que os meios de comunicação ecoassem estritamente a linha oficial sobre a investigação do gigante da tecnologia e os proibiu de se envolver em reportagens originais e análises extensas, ou tirar suas próprias conclusões sem autorização.

As restrições também se aplicam a Jack Ma, o cofundador da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos