Eleições na Polônia

A pesquisa recente atualizada do o instituto Ipsos mostra que o conservador Andrzej Duda, membro do partido PiS e atual presidente obteve 51% dos votos, contra 49% do candidato opositor. A enquete combina pesquisa de boca de urna com resultados oficiais de determinadas zonas eleitorais, e tem uma margem de erro de um ponto percentual

De acordo com o The Guardian, ambos os candidatos fizeram discursos na noite de domingo, sugerindo que estavam confiantes na vitória. “Todos os votos precisam ser contados, o que, na verdade, tornará esta noite estressante para todos na Polônia”, disse Trzaskowski, prefeito de Varsóvia, aos apoiadores na noite de domingo. “Mas estou absolutamente convencido de que, quando contarmos cada voto, seremos vitoriosos e definitivamente venceremos”.

Duda visitou Trump no mês passado numa tentativa de reforçar sua proximidade da onda conservadora formada por líderes como o presidente dos Estados Unidos, do Brasil e da Hungria. Sua eleição pode até mesmo representar a manutenção do apoio da maior parte da opinião pública ao populismo no leste europeu.

No primeiro turno, que ocorreu no dia 28 de junho, Duda abriu caminho para a sua reeleição registrando 43,5% dos votos, enquanto seu rival obteve 30,5%.