terça-feira, 27 de outubro de 2020

EUA rejeitam proposta russa para prorrogar por 1 ano pacto sobre armas nucleares

As perspectivas de prorrogação do mais recente tratado que limita a mobilização de armas nucleares estratégicas dos Estados Unidos e Rússia pareciam desanimadoras nesta sexta-feira, depois que o governo norte-americano rejeitou uma proposta russa de renovação incondicional de um ano por considerá-la “inviável”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês), que foi assinado em 2010 e expira em fevereiro, restringe o número de ogivas nucleares estratégicas que os dois países podem mobilizar, além de mísseis e dos bombardeiros que os transportam.

Não renovar o pacto anularia todas as restrições, o que poderia dar ensejo a uma corrida armamentista pós-Guerra Fria e ampliar as tensões entre às duas maiores potências nucleares do mundo.

Falando por videoconferência em uma reunião do Conselho de Segurança russo que foi transmitida pela televisão estatal, o presidente Vladimir Putin disse que o tratado funcionou com eficiência até agora e que seria “extremamente triste” se deixasse de funcionar.

“No tocante a isso, proponho… prorrogar o tratado atual sem quaisquer condições por ao menos um ano para que negociações significativas sobre todos os parâmetros dos problemas possam ser conduzidas”, disse.

Horas depois, no entanto, o conselho de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien rejeitou a oferta de Putin.

Ele reiterou que os EUA propuseram estender o acordo por um ano, durante o qual as mobilizações de todas as armas nucleares –estratégicas e táticas– seriam suspensas.

“A resposta do presidente Putin hoje para estender o novo Start sem congelar todas as ogivas nucleares são inúteis”, disse O’Brien em comunicado. “Esperamos que a Rússia reavalie sua posição antes que ocorra uma custosa corrida armamentista.”

*Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.

Últimos artigos

Site da campanha de Trump sofre ataque de hackers

Hackers invadiram o site da campanha do presidente Donald Trump nesta terça-feira (27), a uma semana das eleições americanas. Não houve vazamento de dados...

57% dos brasileiros aprovam atuação do Governo Bolsonaro no combate à pandemia, diz pesquisa CNT

De acordo com o , 57,1% houve um aumento na avaliação positiva do governo federal na comparação com o mesmo levantamento realizado em maio. Antes...

STF abre licitação de até R$ 4 milhões para contratar garçons e copeiros para ministros

O Supremo Tribunal Federal (STF) planeja gastar até R$ 4 milhões ao ano na contratação de 41 garçons e copeiros para servir aos 11...

Jornalista Romano dos Anjos é encontrado vivo após sequestro em Roraima

O jornalista Romano dos Anjos, de 40 anos, que havia sido sequestrado na própria casa, foi encontrado vivo na região do Bom Intento, zona...

Contra aborto, Bolsonaro estabelece em diretriz o direito à vida desde a concepção

Foi publicada nesta terça-feira (27) uma diretriz que estabelece a defesa da vida "desde a concepção" e dos "direitos do nascituro" pelo Governo Bolsonaro...