O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta sexta-feira (25) que a primeira fase de sua operação militar foi “normalmente” concluída, dizendo que o país se concentrará na “libertação” da região leste de Donbass , na Ucrânia .
O Ministério da Defesa disse que os separatistas apoiados pela Rússia agora controlam 93% de Luhansk e 54% de Donetsk , as autoproclamadas repúblicas no leste da Ucrânia. Os dois juntos são comumente conhecidos como a região de Donbas.
“Os principais objetivos da primeira etapa da operação foram geralmente alcançados”, disse Sergei Rudskoi, chefe da principal diretoria operacional do Estado-Maior russo, durante um briefing.
No anúncio de sexta-feira, a Rússia também pareceu sugerir que a invasão da Ucrânia por Moscou pode estar se voltando para objetivos mais limitados, acrescentando que o principal objetivo da operação era a “libertação do Donbass”.
“O potencial de combate das Forças Armadas da Ucrânia foi consideravelmente reduzido, o que permite concentrar nossos principais esforços em alcançar o objetivo principal, a libertação de Donbass.”
A Rússia vem mudando seus objetivos na Ucrânia durante a guerra. O presidente russo, Vladimir Putin , disse anteriormente que a “desnazificação” da liderança ucraniana – geralmente entendida como mudança de regime – foi a principal motivação para a invasão.
Michael Kofman, diretor do programa de estudos da Rússia no thinktank CNA, tuitou nesta sexta-feira que o discurso mililitar sugeria que a Rússia se concentraria em “tomar o máximo possível de Donbass”, alegando que Donbas sempre foi o principal objetivo do que o Kremlin se refere. a uma “operação militar especial”.
“Eu tinha uma hipótese de que os objetivos mais mínimos que Moscou poderia ter neste momento é tentar tomar todo o Donbas, buscar algum acordo político, depois virar e afirmar que era isso que essa operação realmente significava em um esforço para salvar algo. e declare vitória”, escreveu Kofman no Twitter.
7° general russo morre
De acordo com autoridades ucranianas, um sétimo general russo foi morto e que um comandante de brigada foi morto por suas próprias tropas “como consequência da escala de perdas sofridas por sua brigada”.
:quality(70)/cloudfront-eu-central-1.images.arcpublishing.com/thenational/4OHPOG42DZE3DAJUNFRNFOT3W4.jpg)