Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
Imagens de satélite divulgadas neste domingo (3) revelam novas informações sobre uma vala comum na cidade ucraniana de Bucha, que se tornou um foco global devido a imagens chocantes de mortes de civis.
As imagens da Maxar Technologies indicaram que o túmulo estava localizado na Igreja de Santo André e Pyervozvannoho Todos os Santos , no subúrbio da capital Kiev.
A empresa disse que os primeiros sinais de escavação ocorreram em 10 de março, cerca de duas semanas após o início da guerra, enquanto imagens de 31 de março mostraram uma trincheira de aproximadamente 14 metros de comprimento perto da igreja.
Ukrainian civilians' bodies have been found littered around Bucha, other areas in NW Kyiv region. A mass grave was found at Church of St. Andrew & Pyervozvannoho All Saints. Satellite images from @Maxar show the first signs of excavation were on March 10. Latest images March 31. pic.twitter.com/6lKxRYEDd7
— Christopher Miller (@ChristopherJM) April 3, 2022
A Maxar Technologies também citou imagens de mídia social mostrando dezenas de civis mortos sendo enterrados em uma vala comum.
Bucha foi o local de cinco semanas de tiroteios entre as forças russas e ucranianas antes de Moscou retirar as tropas da cidade como parte do que diz ser um afastamento de Kiev.
As imagens e relatórios horríveis que saem de Bucha provocaram pedidos de ação mais dura contra a Rússia por supostos crimes de guerra.
“A cidade ucraniana de Bucha esteve nas mãos de animais [russos] por várias semanas. Civis locais estavam sendo executados arbitrariamente, alguns com as mãos amarradas nas costas, seus corpos espalhados pelas ruas da cidade”, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia em comunicado.
Outras imagens de satélite do início deste mês mostraram os grandes danos que as cidades ucranianas sofreram como resultado dos ataques.
“Grandes danos são observados na infraestrutura civil dentro e ao redor da cidade, incluindo residências, prédios de apartamentos, mercearias e shopping centers”, disse Maxar em comunicado sobre a cidade de Mariupol, que sofreu grandes danos em meio à invasão.
As imagens de satélite também foram usadas para mostrar desenvolvimentos como tendas de tropas e veículos militares, bem como um comboio militar russo fora de Kiev no início dos ataques.