Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Zelensky diz que lutará por todo o território da Ucrânia

A Ucrânia lutará para recuperar todo o seu território ocupado pelas forças russas, disse o presidente Volodymyr Zelensky nesta terça-feira, enquanto suas tropas lutam para manter seu terreno em sangrentos combates de rua a rua no cidade de Sievierodonetsk.

“Já perdemos muitas pessoas para simplesmente ceder nosso território”, disse Zelensky por videoconferência em um evento organizado pelo jornal britânico Financial Times. “Temos que conseguir uma desocupação total de todo o nosso território.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os comentários de Zelensky responderam vigorosamente às sugestões de que a Ucrânia deve ceder território à Rússia para acabar com a guerra, agora em seu quarto mês.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse em uma entrevista recente que é importante não “humilhar” Moscou, comentários interpretados na Ucrânia como implicando que ela deve aceitar algumas exigências russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Questionado sobre os comentários de Macron, Zelensky disse: “Não vamos humilhar ninguém, vamos responder na mesma moeda”.

Enquanto ele falava, as tropas ucranianas nas ruínas de Sievierodonetsk tentavam se agarrar às conquistas que Kyiv disse que suas forças haviam feito em uma contra-ofensiva surpresa que mudou o ímpeto lá na semana passada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governador da região de Luhansk, Serhiy Gaidai, disse que os defensores estão achando difícil repelir os ataques russos no centro de Sievierodonetsk, uma pequena cidade industrial no leste.

“Os russos estão tentando com todas as suas forças capturar Sievierodonetsk e cortar a estrada de Lysychansk a Bakhmut”, disse ele em um post online. “No centro regional é difícil evitar os ataques, mas os ocupantes não controlam a cidade.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Moscou disse que suas tropas estão avançando. A Reuters não pôde verificar independentemente a situação no terreno.

SOB BOMBARDAMENTO

A luta por Sievierodonetsk emergiu como uma batalha crucial, com a Rússia concentrando seu poder ofensivo na esperança de alcançar um de seus objetivos declarados – capturar totalmente a província vizinha de Luhansk em nome de representantes separatistas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Autoridades ucranianas disseram que suas forças realizaram um contra-ataque surpresa na semana passada, expulsando os russos de uma faixa do centro da cidade.

Antes disso, a Rússia parecia prestes a cercar a guarnição da Ucrânia em Luhansk, tentando cortar a estrada principal para Sievierodonetsk e sua cidade gêmea Lysychansk, através do rio Siverskiy Donets.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Gaidai disse em seu post que Lysychansk estava sob constante bombardeio.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro dizendo que pretendia “desarmar” e “desnazificar” o país. A Ucrânia e seus apoiadores ocidentais dizem que a Rússia lançou uma guerra não provocada para conquistar território.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As tropas da Rússia foram derrotadas nos arredores da capital Kyiv em março e desde então se reagrupou e intensificou um ataque ao leste, exigindo que Kyiv reconheça sua reivindicação territorial à península da Crimeia que Moscou anexou em 2014, e as reivindicações de seus representantes separatistas em Luhansk e Donetsk, as províncias do sudeste conhecidas como Donbass.

A Rússia vem pressionando de três direções principais – leste, norte e sul – para tentar cercar os ucranianos no Donbass.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em Druzhkivka, no bolsão ucraniano da província de Donetsk, moradores vasculhavam os destroços de casas destruídas pelo último bombardeio.

Nadezhda pegou um álbum de fotos infantil cor-de-rosa e um caderno de exercícios do jardim de infância das ruínas de sua casa e os colocou em uma prateleira de alguma forma ainda de pé nos escombros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não sei nem por onde começar. Estou aqui olhando, mas não tenho ideia do que fazer. Começo a chorar, me acalmo, depois choro de novo.”

‘HORA DE PARTIR’

O governador regional de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, disse à televisão ucraniana que havia bombardeios constantes ao longo da linha de frente, com a Rússia tentando avançar em direção a Sloviansk e Kramatorsk, as duas maiores cidades ucranianas em Donetsk.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esforços estavam em andamento para evacuar os moradores restantes, disse ele: “As pessoas agora estão entendendo, embora seja tarde, que é hora de sair”.

A segunda cidade da Ucrânia, Kharkiv, também foi atingida por bombardeios na terça-feira, e o prefeito local disse que uma pessoa foi morta. A cidade do nordeste sofreu intenso bombardeio nos primeiros dois meses da guerra, mas ficou mais silenciosa nas últimas semanas depois que as forças russas recuaram na região.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Viacheslav Shulga, funcionário de uma pizzaria no norte de Kharkiv que foi atingida, disse que havia esperanças de que o restaurante pudesse reabrir logo após fechar no início da guerra.

“Está tudo destruído. Estamos retirando os equipamentos, não haverá negócios aqui por enquanto”, disse. “É triste que tanto esforço tenha sido investido nisso. Mas outra pessoa decidiu nosso destino.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

ARMAZÉNS DESTRUÍDOS

A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, e os países ocidentais acusam a Rússia de criar o risco de fome global ao fechar os portos ucranianos do Mar Negro.

O governador da região que inclui o porto de Mykolaiv disse que o bombardeio do fim de semana destruiu armazéns em um dos maiores terminais de commodities agrícolas do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Moscou nega a responsabilidade pela crise alimentar internacional, culpando as sanções ocidentais.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que os portos ucranianos de Berdyansk e Mariupol, ocupados pela Rússia, estão prontos para retomar as exportações de grãos. A Ucrânia diz que qualquer carregamento desse tipo do território apreendido por Moscou equivaleria a saques ilegais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky disse que Kyiv está recebendo gradualmente “sistemas anti-navio específicos”, a melhor maneira de romper o bloqueio russo aos portos ucranianos.

O Kremlin disse que para que as exportações sejam retomadas dos portos ucranianos, Kyiv deve primeiro limpá-los de minas. A Rússia poderia então inspecionar e escoltar navios para águas internacionais, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de Reuters

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

RESUMO DO DIA

✅Haddad Descarta Invasão Por Hackers E Assegura Integridade Do Sistema De Pagamento Da União Haddad descarta invasão por hackers e assegura integridade do sistema...

RESUMO DO DIA

Euro: 5,16 Dolar: 5,50 ✅‘Caso Tio Paulo’: Mulher Gravada Com Idoso Morto Em Banco Tem Problemas Psiquiátricos, Apontam Relatórios Apresentados Pela Família CONTINUE LENDO...

Moro Gilmar Mendes Moro Gilmar Mendes

Política

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que entrará ainda nesta segunda-feira (22) com pedido no Tribunal Superior Eleitoral...

INSS INSS

Economia

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir...

RESUMO DO DIA

  ✅Polícia Faz Megaoperação Contra Grupo Que Furta Celulares Em Grandes Eventos CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Polícia faz megaoperação contra grupo que furta...

Últimas Notícias

✅STF Avalia Poder De Investigação Do Ministério Público Em Semana De Julgamentos Cruciais STF avalia poder de investigação do Ministério Público em semana de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Novo Bolsa Família

Brasil

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (23) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

mega-sena mega-sena

Brasil

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está...

calor brasil calor brasil

Brasil

A quarta onda de calor deste ano já está em pleno vigor no Brasil e é prevista para perdurar até a próxima semana, conforme...

Últimas Notícias

Na manhã desta segunda-feira (22), agentes da Polícia Civil e Militar prenderam o suspeito de matar a analista do Tribunal de Contas do Estado...

Brasil

Um incidente ocorreu no Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, envolvendo macacos do parque. Eles reviraram e abriram mochilas e bolsas...

São Paulo

O médico Aurélio Tadeu de Abreu, de 48 anos, foi encontrado morto na última sexta-feira (19) em sua casa, em São Bernardo do Campo....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit