Mundo

Zelensky acusa Rússia de chantagem nuclear em usina

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está acusando a Rússia de “chantagem” após recente bombardeio perto da maior usina nuclear da Europa.

“Os ocupantes estão tentando intimidar as pessoas de uma maneira extremamente cínica, usando a usina nuclear de Zaporizhzhia”, disse Zelensky em um discurso aos ucranianos no sábado, dizendo que a Rússia se esconde atrás da usina para atacar cidades próximas. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eles organizam constantes provocações com bombardeios do território da usina nuclear e tentam trazer suas forças adicionais nessa direção para chantagear ainda mais nosso estado e todo o mundo livre.”

A Rússia capturou a área onde a usina nuclear de Zaporizhzhia está localizada no início da guerra, e os dois países se culparam pelos ataques recentes. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky chamou o bombardeio de “terror nuclear russo” e pressionou a comunidade internacional a impor sanções à indústria nuclear russa e às exportações de combustível. 

A mensagem do presidente ucraniano vem no momento em que a Ucrânia tenta conter os contínuos ataques da Rússia ao país. A Rússia teria atacado a sede oriental da Ucrânia em Kramatorsk durante a noite, enquanto a Ucrânia recuava na ocupação russa no sul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os recentes ataques perto de Zaporizhzhia aumentaram a preocupação internacional com o risco de um acidente nuclear. Na semana passada, o secretário-geral das Nações Unidas chamou a violência de “suicida”.

A ocupação e o ataque da Rússia, disse Zelensky no sábado, “aumentam tanto a ameaça da radiação para a Europa que, mesmo nos momentos de pico do confronto durante a Guerra Fria, isso não aconteceu”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile