fbpx
domingo, 29 de novembro de 2020

Sobe para 23 o número de mortos na Turquia após forte terremoto; mais de 800 feridas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terremoto Grécia Turquia tsunami

Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu o Mar Egeu na manhã desta sexta-feira (30) perto da Turquia e da Grécia, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, em inglês)  e mata ao menos 23 pessoas, uma por afogamento, enquanto 804 pessoas ficaram feridas, informou a agência Reuters

Na ilha grega de Samos, dois adolescentes, um menino e uma menina, foram encontrados mortos em uma área onde um muro havia desabado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades disseram que 21 pessoas foram mortas em áreas costeiras no oeste da Turquia, enquanto dois adolescentes – um menino e uma menina – morreram na ilha grega de Samos depois que um muro desabou sobre eles.

Na Turquia, pelo menos 20 prédios apenas na cidade de Izmir foram destruídos, disse o prefeito Tunc Soyer à CNN da Turquia. As imagens mostraram veículos esmagados sob os edifícios e pessoas cavando entre os escombros em busca de sobreviventes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo menos 804 pessoas ficaram feridas na Turquia, disse a agência de desastres do país. Dezenas foram salvas por equipes de resgate usando escavadeiras e helicópteros para procurar sobreviventes.

As operações de busca e resgate continuaram em 17 edifícios desmoronados ou danificados, disse o AFAD. O governador de Izmir disse que 70 pessoas foram resgatadas sob os escombros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades turcas informaram que o menos seis prédios foram destruídos nas cidades de Izmir, Bornova e Bayrakli, e outros apresentaram rachaduras. 

Alguns bairros foram inundados com o aumento da água do mar, que varreu uma enxurrada de destroços para o interior e deixou os peixes encalhados à medida que recuavam.

O epicentro do terremoto foi registrado a 17 km da costa de Izmir e com 16 km de profundidade, informou a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFDA, em inglês). Para o órgão, o tremor teve 6,6 graus de magnitude.

Os moradores da ilha grega de Samos, cuja população é de cerca de 45 mil habitantes, foram aconselhados a deixar as áreas costeiras.

“Foi um terremoto muito forte. É difícil ter um grande”, afirmou Eftyhmios Lekkas, chefe da organização de planejamento antissísmico da Grécia, à emissora Greece’s Skai.

@sigagazetabrasil no Instagram e veja os vídeos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos

Xi Jinping proibiu os médicos de Wuhan de falar sobre o início do coronavírus: a lei que prevê sentenças de morte

Infobae - Xi Jinping pretende - mais uma vez - amordaçar os médicos que estavam no início do surto do coronavírus em Wuhan, no...

Sem citar falha no supercomputador, Barroso pede que eleitores votem “com segurança” 

Em pronunciamento na noite deste sábado (28), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), Luís Roberto Barroso, pediu que os brasileiros "não deixem de votar"...

Milhares de franceses saem às ruas para protestar contra Lei de Segurança

RFI - Ao menos 70 cidades francesas realizaram manifestações neste sábado (28) para protestar contra o controverso projeto de lei sobre a chamada "segurança...

Bolsonaro vai à comemoração de aniversário de ministro Rogério Marinho

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada neste sábado (28) para ir à comemoração de aniversário do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. A...

Comandante do Exército fratura o fêmur ao cair de cavalo

O comandante do Exército, general Edson Pujol, sofreu um acidente neste sábado (28) enquanto praticava equitação no Regimento Dragões da Independência, em Brasília. Ele...