Trump
Foto: Reuters

Ouça essa matéria na integra

O presidente americano Donald Trump disse que os acordos comerciais que os Estados Unidos fizeram nos últimos anos são a principal mudança da sua gestão em relação aos antecessores. Os americanos estão em negociação com outros países, que ele não especificou quais são, para fechar mais tratados, afirmou ele em um discurso nesta terça-feira (21) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O fórum é um encontro anual que reúne líderes políticos e empresariais. Em seu discurso, Trump listou melhoras em indicadores econômicos do seu país e falou dos acordos comerciais como suas vitórias.

Trump foi ao encontro no mesmo dia em que tramita, no Senado dos EUA em Washington, o julgamento de seu impeachment, mas não fez nenhuma menção ao processo.

Ele citou o fato de que na mesma semana foram fechados dois acordos comerciais – um deles com a China, o outro, com o Canadá e o México.

A maior mudança de sua gestão em relação às anteriores é justamente no comércio, afirmou ele. No passado, segundo ele, os EUA perdiam empregos e fábricas com os acordos, e a China desrespeitava regras internacionais. “Nossos líderes não haviam feito nada. É o motivo pelo qual concorri [à presidência], não entendia por que perdíamos empregos para outros países a um ritmo tão acelerado.”