sábado, 31 de outubro de 2020

Trump: ‘Temos obrigação de nomear um sucessor para a vaga na Suprema Corte’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou neste sábado, 19, que deve nomear um sucessor para a cadeira da juíza Ruth Bader Ginsburg na Suprema Corte americana. A magistrada morreu na sexta-feira, aos 87 anos, vítima de complicações de um câncer no pâncreas. “Temos a obrigação de fazer isso, sem atraso”, escreveu, em publicação no Twitter endereçada ao Partido Republicano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump ressaltou que a legenda foi colocada em “uma posição de poder” para tomar decisões para o povo americano. “A mais importante delas há muito tempo tem sido considerada a seleção de juízes da Suprema Corte dos EUA”, argumentou.

Os esforços do partido governista para decidir sobre a sucessão de Ginsburg têm sido criticados pela oposição. Em 2016, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, impediu o então presidente Barack Obama de preencher uma vaga na corte sob o argumento de que aquele era um ano eleitoral e, portanto, seria mais prudente aguardar a eleição. Para os democratas, a norma deve ser seguida como há quatro anos.

Em um declaração ditada à sua neta, Clara Serpa, dias antes de morrer, Ruth Bader Ginsburg afirmou: “Meu desejo mais fervoroso é que eu não seja substituída antes que um novo presidente seja eleito”.

Bandeiras a meio mastro

Mais cedo, neste sábado, 19, Trump ordenou que as bandeiras de todo o país fossem hasteadas a meio mastro para homenagear a juíza. Trump elogiou Ginsburg, uma líder liberal na Suprema Corte e ícone pela igualdade de gênero, como uma “pioneira” em um comunicado divulgado pela Casa Branca na noite de sexta-feira.

“Ruth Bader Ginsburg foi uma inspiração para todos os americanos”, disse Trump, observando que ela era apenas a segunda mulher a servir na Suprema Corte. “Hoje (sexta-feira), nossa nação está de luto pela perda de uma titã da lei.”

Na nota, Trump destaca que Ginsburg era renomada “por sua mente brilhante” e por suas “poderosas divergências” na Corte. “As opiniões dela, incluindo em decisões conhecidas relacionadas à igualdade legal de mulheres e de pessoas com deficiências, inspiraram todos os americanos e gerações de grandes mentes do Direito”, ressaltou.    

O republicano destacou ainda que a juíza foi uma “batalhadora até o fim” e ofereceu orações aos parentes. “Que a memória dela seja uma grande e magnífica bênção para o mundo”, concluiu, sem dar indicações de como pretende conduzir o processo de sucessão.

As bandeiras do Congresso e da Casa Branca já tinham sido hasteadas a meio pau na noite de sexta-feira, enquanto centenas de pessoas, incluindo muitos jovens, reuniram-se espontaneamente em frente à fachada da Suprema Corte para homenageá-la, levando velas e flores.

“A RBG representava tudo o que a América deveria fazer para avançar, começando pelo respeito pelos outros, independentemente de gênero, raça, religião”, afirmou a estudante Erin Drumm, de 19 anos.

COM APF

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.

Últimos artigos

Pazuello é internado em Brasília

Nesta sexta-feira (30), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi internado em um hospital particular de Brasília. Exames apontam um quadro de desidratação e,...

Após Bolsonaro reduzir IPI para videogames, Microsoft reduz preços de videogames

A Microsoft anunciou na última quinta-feira (29) que o Xbox Series X e Xbox Series S baixaram de preço no Brasil graças à redução do IPI: eles passam a...

Anvisa nega existência de pedido de registro para vacina russa contra Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse em comunicado nesta sexta-feira que ainda não existe um pedido junto ao órgão para a realização...

Justiça europeia denuncia França por poluição do ar

RFI - A França foi denunciada nesta sexta-feira (30) ao Tribunal de Justiça Europeu por causa da emissão de partículas finas do tipo PM10....

Campanha eleitoral tem baixa ocorrência de fake news, afirma Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse hoje (30) que a campanha eleitoral está ocorrendo com baixa difusão de...