quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

União Europeia passa a considerar larva como alimento humano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

União Europeia larva alimento humano

As larvas da farinha podem em breve entrar nas tigelas de macarrão e nos pratos de jantar da Europa, depois de se tornar o primeiro inseto aprovado na região como alimento humano. A decisão foi tomada pela Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) nesta quarta-feira (13) e abre caminho para que as larvas amarelas sejam usadas inteiras e secas em “curry e outras receitas e como farinha para fazer biscoitos, massas e pão”.

Apesar do nome, larvas de farinha são larvas de besouro e já são usadas na Europa como ingrediente de ração para animais de estimação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rico em proteína, gordura e fibra, eles provavelmente serão os primeiros de muitos insetos a aparecer nas placas europeias nos próximos anos, disse o químico e cientista alimentar da EFSA, Ermolaos Ververis, à Reuters.

Sob sua supervisão, larvas de farinha foram os primeiros insetos que a agência da UE avaliou sob um regulamento de “alimento novo” que entrou em vigor em 2018, desencadeando uma enxurrada de aplicações semelhantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Há um grande interesse da comunidade científica e também da indústria de alimentos no setor de insetos comestíveis”, afirmou.

Pessoas em grande parte do mundo, incluindo partes da África, Austrália e Nova Zelândia, já gostam de comer barras de insetos, hambúrgueres de grilo  e outros alimentos à base de comida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim que a Comissão Europeia ratificar o endosso do ESFA, a Europa irá juntar-se a eles.

A EFSA disse que recebeu 156 pedidos de avaliações de segurança de “novos alimentos” desde 2018, cobrindo tudo, desde alimentos derivados de algas a uma variedade de espécies de insetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Últimos artigos